Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Emater confirma perdas em torno de 40% na safra de grãos de verão no RS

por Ana Lúcia Jacomini

Valores apresentados sobre a soja e o milho são o resultado de uma amostragem em mais de 400 municípios

A Emater, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural - Seapdr, divulgou nesta terça-feira, 08/03, a Estimativa Final da Safra dos Grãos de Verão 2021/2022 durante o tradicional Café da Manhã para Imprensa, na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Segundo o levantamento realizado entre os dias 16 e 28 de fevereiro, em relação à estimativa inicial, haverá uma perda de pelo menos 41,9% na produção média estadual dos principais grãos de verão produzidos no Rio Grande do Sul.

Em relação à produção da safra passada, a perda média estadual de todos grãos chega a menos 41,1%, sendo -53,3% na soja, -37,5% no milho; -27% no feijão primeira safra; -13,5% no feijão segunda safra e -13,1% no arroz.

Durante a apresentação dos dados, o diretor técnico da Emater, Alencar Rugeri, afirmou que a situação da estiagem e os seus efeitos negativos são muito variados. E os números divulgados pela instituição, que referem-se aos dados repassados pelos municipais na segunda quinzena de fevereiro, objetivam estabelecer o cenário daquele momento, com as perdas já consolidadas.

Rugeri explica ainda que a média leva em conta a produção total do Estado, desde áreas mais atingidas até áreas pouco atingidas pela estiagem, que afeta as diferentes culturas, em função de diversos fatores como cultivar, época de plantio, tipo de solo, pluviosidade, que são variáveis entre as regiões e mesmo dentro dos municípios. Os valores apresentados sobre a soja e o milho são o resultado de uma amostragem em mais de 400 municípios.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais