Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Ipê sedia nesta sexta-feira o 32º Encontro Nacional dos Produtores de Alho

por Aldoir Santos

Atividades serão realizadas no salão paroquial a partir das 13h30

Comissão organizadora juntamente com o prefeito de Ipê Valério Marcon divulgam o evento
Foto: Divulgação

O cenário atual da cultura do alho estará em debate nesta sexta-feira, dia 8 de novembro, no município de Ipê. A realidade e os desafios da cultura, que conta com mais de 11 mil hectares de área plantada e uma produção anual de 140 milhões de quilos, será o tema do 32º Encontro Nacional dos Produtores de Alho. Produtores de todo o país estarão reunidos para assistir a palestras técnicas sobre a cultura, discutir os parâmetros atuais da produção e planejar o futuro da cultura. O consultor técnico na produção de hortaliças, Carlos Inácio Garcia de Oliveira, abordará o tema “O Alho no Cerrado e Inferências para Manejo da Cultura em SC e RS”; enquanto que o engenheiro agrônomo, Marco Antônio Lucini, falará sobre as perspectivas atuais do mercado.

Haverá ainda apresentação de linhas de crédito, espaço para debates e painel com o presidente da ANAPA, Rafael Corsino. Ele falará sobre os desafios que a cultura tem enfrentado com os produtos importados.

No início de outubro, o setor obteve uma importante vitória com a publicação no Diário Oficial da União da prorrogação por cinco anos do direito antidumping sobre o alho chinês. Durante esse período, o alho chinês fresco ou refrigerado será taxado em $0,78 centavos de dólar por quilo importado pelo Brasil, independente da classificação em tipo, classe, grupo ou subgrupo. O objetivo da medida é proteger, da concorrência desleal, a alhicultura brasileira, que abastece metade do mercado nacional. A programação de palestras inicia a partir das 13h30min, no salão paroquial de Ipê.Paralelo ao Encontro Nacional do Alho ocorre uma feira de agronegócios com exposição de máquinas e insumos agrícolas, na área externa do salão paroquial.

O 32º Encontro Nacional é realizado numa parceria entre a ANAPA e a AGAPA, com apoio da Prefeitura Municipal de Ipê, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ipê, dos Sindicatos dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Ipê, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos, da SITRAF Ipê, da Emater-RS/Ascar e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS).

Programação
13h30min – Credenciamento
13h45min – Protocolo de Abertura
14h – Palestra Técnica: O Alho no Cerrado e Inferências para Manejo da Cultura em SC e RS, com o consultor técnico na produção de hortaliças, Carlos Inácio Garcia de Oliveira

15h – Palestra de Mercado, com o engenheiro agrônomo, Marco Antônio Lucini
16 – Momento – Linhas de Crédito
16h30min – Participação das Entidades e Parceiros
17h – Painel com o presidente da Anapa, Rafael Corsino
17h30min – Debate e Perguntas
19h – Jantar de Encerramento

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais