Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Gerente nacional da CEF conhece projeto social em Sarandi

por João Lima
Foto: Divulgação

Objetivo da visita, no dia 4 de abril, foi conhecer o Projeto Social "Caprichando a Morada" da COOPERHAF, avaliando os resultados com os próprios beneficiários e parceiros, além da equipe técnica da Filial RS E Assistentes de Projetos Sociais da CAIXA dos Estados de: Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Brasília, Sergipe e Rio Grande do Sul.

O projeto social “Caprichando a Morada” – da Cooperhaf entende que a habitação faz parte do conjunto de necessidades básicas de sobrevivência, devendo ser considerada como um dos direitos fundamentais do cidadão, instrumento de inclusão social e melhoria de qualidade de vida. Desta forma, o conceito de necessidade habitacional se articula entre a obra física e a necessidade da família agricultora em ter uma casa digna, onde possa abrigar-se e recuperar suas forças para o trabalho. Este viés passa a ser também condição básica para evitar o êxodo rural, pois sentir-se bem em sua propriedade e satisfazer-se com sua moradia é pressuposto de bem estar. O projeto social “Caprichando a Morada” da COOPERHAF, vem ao encontro desta proposta. O acompanhamento social das famílias beneficiárias é a forma encontrada para informar, formar, capacitar e ouvir as famílias agricultoras. Instrumentalizadas através de reuniões de sensibilização, visitas domiciliares, e encontros com os beneficiários, o projeto social se apresenta como possibilidade de formação àqueles que historicamente ficaram em segundo plano nas políticas públicas.

Mais do que o ambiente físico, uma nova moradia ou ela reformada, traduz-se em mudança de vida das famílias. Enfim, pensar em moradia é mais que a casa. È pensar na qualidade de vida, na produção de alimentos saudáveis e para a subsistência, no bem estar e melhoria da auto-estima, no embelezamento das propriedades. Pensar em tudo isso é pensar nas mãos que alimentam a nação. É pensar na Agricultura Familiar como a nossa casa.

 

De: Deuvanes Consalter

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais