Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Projeto de lei regulamenta corpos de bombeiros voluntários no RS

por Rudimar Galvan

Proposta é do deputado Elton Webber

Foto: Divulgação

O deputado estadual Elton Weber (PSB) protocolou na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei Complementar (PLC) que reconhece o funcionamento dos corpos de bombeiros voluntários no Rio Grande do Sul. A proposta regulamenta o artigo 128 da Constituição Estadual, na parte que possibilita aos municípios organizarem serviços civis e auxiliares de combate ao fogo, de prevenção de incêndios e de atividades de defesa civil.

Presidente da Frente em Defesa dos Bombeiros Voluntários da Assembleia Legislativa, o parlamentar espera que a matéria tramite com celeridade. “Avaliamos que isso é possível a julgar pela adesão e pelo conhecimento que todos possuem sobre a importância da corporação para a população dos municípios.” A iniciativa conta com a assinatura de 37 parlamentares, de 14 partidos.

O projeto reconhece definitivamente, em nível governamental, um serviço que já existe desde o século 19 no Brasil – com a criação do Corpo de bombeiros Voluntários de Joinville, Santa Catarina, em 1892, e que tem atuação ininterrupta no Estado desde 1977, com a criação da corporação voluntária de Nova Prata.

Atualmente, há mais de 50 municípios gaúchos contam com corpos de bombeiros voluntários. Uma estrutura que soma mais de 260 viaturas, 1500 pessoas se revezando em plantões 24 horas e que no ano passado atenderam a mais de 27 mil chamados. Para o presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul (Voluntersul), Anderson Jociel da Rosa, o projeto é um sonho de mais de 40 anos dos voluntários gaúchos.

Atualmente o RS tem 54 cidades com corporações voluntárias e 93 com bombeiros militares. Além dos mais de 300 municípios ainda sem seus corpos de bombeiros. São comunidades para as quais tanto o Estado pode concentrar suas energias na estruturação de corporações, quanto as comunidades podem agora se sentir mais seguras a estruturas seus próprios serviços de bombeiros.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais