Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Ataques a bancos têm queda recorde de 77% em julho no RS

por Everton Meneguzzi

Informação foi confirmada pela Brigada Militar

O trabalho de inteligência e estratégia policial, aliado ao menor movimento urbano em razão da pandemia da Covid-19, conseguiu frear para níveis inéditos um tipo de crime que até alguns anos atrás tinha presença quase diária no cotidiano dos gaúchos. Os ataques a banco apresentaram retração de 77,8% em julho na comparação com o mesmo mês em 2019, passando de nove casos, na soma de furtos e roubos, para apenas dois neste ano – é o menor total absoluto e a maior queda percentual para o período desde que a SSP iniciou a contagem separada desse tipo de delito, em 2012.

O recorde positivo se repete no cenário acumulado, com queda pela metade. Entre janeiro e julho, houve um total de 30 ocorrências no Estado, 55% menos que os 68 ataques a banco em igual período do ano passado, quando o número já havia sido o menor da série histórica, marca novamente batida.

De acordo com o subcomandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Vanius Santarosa, a repressão qualificada proporcionada pelas análises de inteligência, que permite um monitoramento constante para reagir e até antecipar a ação de criminosos, é o principal fator para o sucesso na quase eliminação de um dos crimes que mais aterrorizava moradores de municípios no interior do Estado. “Conhecidos como novo cangaço, os roubos a bancos em que quadrilhas sitiavam pequenas cidades foram priorizados nas ações de repressão a partir da implantação da Operação Angico, no segundo semestre de 2019. A ofensiva tem resultado em muitas prisões de criminosos que atuam nessa área e reflete nas estatísticas a ponto de, neste ano, termos apenas duas ocorrências envolvendo explosivos”, comenta o subcomandante-geral da BM.

A Operação Angico está estruturada em três estratégias: fiscalização ativa para evitar desvios, furtos e roubos de explosivos; mobilizações focadas em prisões de assaltantes e utilização de efetivo especializado com suporte da inteligência. Um exemplo da eficiência da metodologia aplicada pela Operação pode ser visto em ação durante a semana passada, no município de Novo Barreiro, na Região Noroeste do RS. Cinco criminosos assaltaram uma agência bancária da cidade na tarde de 3 de agosto. Logo após o crime, o cerco rapidamente mobilizado na região prendeu dois dos assaltantes. Em menos de 24 horas, com apoio da Polícia Civil, do Batalhão Aéreo e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da BM, os outros três foram detidos com armas, munições e dinheiro.

*Uirapuru

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais