Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Número de assassinatos continua em queda no Brasil

por Larissa Macena
Foto: Divulgação

 

Neste ano, o número de assassinatos continua em queda no Brasil. No primeiro trimestre, foram registradas 10,2 mil mortes violentas, o que representa uma baixa de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Nesse número, estão contabilizadas as vítimas de homicídios dolosos, incluindo os feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Os dados, divulgados nesta quarta-feira (18), fazem parte do Monitor da Violência, que compila informações oficiais dos 26 Estados e do Distrito Federal.

Segundo especialistas, o menor número de mortes é motivado por um conjunto de fatores, incluindo mudanças na dinâmica do mercado de drogas, políticas públicas de segurança e sociais e redução do número de jovens na população.

Na contramão do País, cinco Estados registraram alta nas mortes violentas intencionais no primeiro trimestre: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí e Rondônia – que registrou o maior aumento nos crimes. O Acre apresentou a maior queda.

Em 2021, o Brasil teve uma redução de 7% no número de assassinatos, conforme o Monitor da Violência. Foram registradas 41,1 mil mortes violentas intencionais no País no ano passado, o menor número desde 2007.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais