Polícia Civil lança campanha para estimular uso da Delegacia Online
Faz quase duas décadas que quem perde um documento no Rio Grande do Sul não precisa perder também parte do seu tempo com deslocamento para fazer o registro na Polícia Civil: é possível encaminhar isso via internet, em poucos cliques, e sem sair de casa. O mesmo vale para outros 15 tipos de ocorrências.
Para aumentar a parcela de gaúchos ligados nessa facilidade, foi lançada uma campanha com a finalidade de orientar e estimular o uso da Delegacia Online, disponível no site da Polícia Civil.
Criado em 2002, o portal tem a finalidade de facilitar para o cidadão o processo de registro de ocorrências. Ao fazer o registro online, o usuário recebe, em até duas horas, acesso ao boletim de ocorrência, com a mesma validade do documento que seria entregue presencialmente em uma DP. A ferramenta pode ser utilizada 24 horas por dia e de qualquer lugar, basta ter acesso à internet por meio de um computador, tablet ou smartphone.
A campanha de divulgação da Delegacia Online conta com vídeos explicativos e cards com informações que serão veiculados nas redes sociais da Polícia Civil e da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
A ampliação do uso do portal também pode ajudar a desafogar o volume de atendimento nas delegacias, abrindo espaço para casos de maior gravidade e urgência.
Uma avaliação da Polícia Civil verificou que 46% das ocorrências registradas são de situações não criminais, que poderiam ser comunicadas pela internet.
Para impulsionar a utilização do site, a Polícia Civil estuda orientar que, a partir do próximo ano, essas ocorrências sejam registradas apenas por meio online, de forma a qualificar o atendimento nas delegacias presenciais para ocorrências efetivamente criminais.
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