Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Covid-19: crescente número de casos confirmados em Marau decorre de testagens por surtos já controlados

por Camila Agostini

O sistema vai registrar, mas são pessoas que já passaram pelo quadro viral e retornaram ao trabalho depois do período de isolamento

Foto: Divulgação

Os números de casos confirmados de covid-19 em Marau podem se mostrar acentuados nos próximos dias. O alerta foi feito pelo COE - Centro de Operações Emergenciais. Conforme explicam as enfermeiras, Lisiane Dalagnese e Fernanda Garbin, após identificar surtos da doença em algumas empresas de Marau, o comitê estadual de enfrentamento ao vírus passou a considerar os casos de afastamento de funcionários como positivados para o novo coronavírus, mesmo sem a verificação por testagem. A estimativa estaria pautada, dessa forma, também pelo critério de confirmação clínico epidemiológico.

Em parceria com as empresas, no entanto, o COE providenciou as testagens, de modo que os números registrados no painel do estado fossem, devidamente oficializados através de exame laboratorial. “É importante destacar que é considerado surto, quadro em que duas pessoas apresentem sintomas respiratórios, ao longo de um período de sete dias, com confirmação de pelo menos um caso positivo”, destaca Fernanda.

Ainda sobre o crescimento dos números de confirmações, salientam as enfermeiras, muitos dos casos deverão constar no boletim do estado, embora já façam parte do grupo de pacientes recuperados. “O sistema vai registrar, mas são pessoas que já passaram pelo quadro viral e retornaram ao trabalho depois do período de isolamento”, afirma Lisiane.

Em entrevista à Tua Rádio Alvorada, as integrantes do COE avaliam, ainda, os trabalhos desenvolvidos pelo comitê municipal desde o início da pandemia e destacam os avanços observados no decorrer do enfrentamento à crise sanitária em vigência. A íntegra da entrevista está disponível na página da emissora no Facebook.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais