Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

SENAI Veranópolis está oferecendo dois novos cursos de Torneiro Mecânico e Fresador Mecânico

por Larissa Macena de Oliveira
Foto: Dirceu Tedesco| Produção Tua Rádio Veranense

Com o objetivo de atender às solicitações da Secretaria de Indústria e Comércio e as demandas das empresas veranenses, levantadas em reunião realizada em 04 de fevereiro de 2021, e com apoio do Poder Público Municipal, o SENAI de Veranópolis apresentou, na última semana, o projeto que contempla o incremento de tecnologias para montagens de laboratórios que possibilitam a execução de cursos nas áreas de manutenção mecânica, usinagem convencional, manutenção industrial, metrologia, pneumática e hidráulica, eletricidade predial e industrial e manutenção elétrica.

No projeto é previsto o retorno de máquinas e equipamentos essenciais às demandas das empresas, estão contemplados 6 tornos de usinagem e 4 fresadoras, além das ferramentas e instrumentos para realização de atividades práticas de Usinagem.

O projeto contém também a oferta de novos cursos de Aprendizagem Industrial Básica em um modelo diferenciado de Programa de Aprendizagem do SENAI, que forma jovens competentes para atuarem no contexto da Indústria 4.0. Serão dois novos cursos, sendo um de Torneiro Mecânico e outro de Fresador Mecânico.

Os novos cursos abrangem os conhecimentos

- Fundamentos da tecnologia mecânica;

- Fundamentos da fabricação mecânica;

- Processos de Ajustagem Mecânica;

- Processos de Torneamento Convencional;

- Processos de Fresamento Convencional;

- Competências para o profissional da Indústria 4.0

- Ferramentas aplicadas no Lean Manufacturing;

- Conceitos para desvendar a Indústria 4.0.

Esses conhecimentos e competências estão distribuídos em três módulos: Módulo Integrador da Área; Módulo Específico; e Módulo de Aperfeiçoamento. Ao total, são mais de 1.000 horas de formação completa, que permitirá ao estudante se inserir no mercado de trabalho com experiência e domínio, aprendendo na prática uma profissão.

Os cursos são voltados a Indústria 4.0, apresentando uma nova forma de atuar na aprendizagem, uma inovação introduzida de forma inédita no SENAI de Veranópolis. Cerca de 50% das atividades serão realizadas de forma prática, além de um módulo a distância. Dessa forma, o aluno poderá aprender diretamente na indústria, com supervisão de seus professores.

Estiveram presentes na reunião a Secretária Municipal de Indústria e Comércio, Daiane Ambrozini Domeneghini, o Gerente de Operações do SENAI, Felipe Andreolla, o Presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Veranópolis (ACIV), Renato Breitenbach, juntamente com a Diretora Administrativa da ACIV, Daniela Michelon Cielo.

Informações da Prefeitura de Veranópolis

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais