Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Em Veranópolis, 40 famílias estão inscritas no sistema para adoção

Baixar Áudio por Ana Júlia Griguol

Destas, 12 estão aptas a adotar e as demais passam por atualização de cadastro

Foto: Divulgação

Com o objetivo de promover debates e conscientizar a sociedade sobre o direito de crianças e jovens à convivência familiar e comunitária, no dia 25 de maio é celebrado Dia Nacional da Adoção. Em entrevista à Tua Rádio Veranense, o Juiz da Comarca de Veranópolis, Antônio Pereira Rosa explicou sobre as etapas que devem ser cumpridas para adoção.   Os pretendentes, que são as famílias interessadas em adotar, devem passar por um processo de habilitação, atendendo pré-requisitos para, assim, integrar a lista do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento. 

Atualmente, estão inscritos no cadastro da Comarca de Veranópolis, 40 pretendentes. Destes, 12 mantém interesse e estão aptos à adoção, enquanto os demais passam por um período de revisão. Conforme o juiz, na região da comarca, sobram pretendentes e faltam crianças. Apenas uma criança está disponível para adoção, embora, ainda esteja em uma casa de acolhimento aguardando o trâmite do processo de destituição do poder familiar dos pais biológicos.

No Brasil, segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), existem quase 34 mil crianças e adolescentes abrigadas em casas de acolhimento e instituições públicas por todo país. Destas, 5.040 estão totalmente prontas para a adoção. Ainda, os dados apontam que 36.437 pessoas estão interessadas em adotar uma criança, porém, as definições de perfil para adoção muitas vezes não coincidem com as faixas etárias disponíveis no local. 

Quer saber mais sobre o assunto? Ouça a entrevista completa com o Juiz da Comarca de Veranópolis, Antônio Pereira Rosa, no player.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais