Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

No dia nacional da banana, entrevista com Lírio Zaffari

Baixar Áudio por Dirceu Tedesco

Agricultor trabalha a quase quatro décadas com a fruta

Foto: Dirceu Tedesco / Tua Rádio Veranense

No dia 22 de setembro é comemorado o Dia da Banana, está é uma fruta tropical de poupa macia e doce.

Neste dia a reportagem da Tua Rádio Veranense conversou com Lírio Zaffari, que ha quase quatro décadas trabalha com a fruta. Zaffari cultiva variedades tradicionais e outras como a banana figo, ideal para diabéticos, ouça no player a entrevista completa.

A banana é uma grande aliada da saúde, sendo rica em potássio, ajuda a controlar a pressão arterial, além de contribuir para o fortalecimento dos ossos, bem como auxiliando nas vitaminas que contribuem para a visão.

Também ajuda a combater o estresse e depressão, além de ser uma boa aliada do intestino, pois é rica em fibras, que auxiliam numa boa digestão.

A banana é muito usada por esportistas para repor energia, pois com a sua variedade de compostos auxilia na prática da atividade física, ajudando a criar resistência.

Além de fornecer energia para o nosso organismo, a banana contém nutrientes que ajudam o nosso organismo a combater e prevenir inúmeras doenças.

Confira abaixo alguns benefícios da banana.

- Rica em vitaminas do complexo B. Acalma o sistema nervoso.

- Rica em potássio e vitamina B6. Ajuda a diminuir as cólicas menstruais. O potássio contribui para o aprendizado.

- Rica em fibras. Ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação intestinal sem o uso de laxantes. Por ser rica em fibras, a banana aumenta a sensação de saciedade por mais tempo.

- Rica em triptofano. O aminoácido aumenta a secreção da serotonina (neurotransmissor relacionado ao humor). Ajuda a relaxar, manter o bom humor e a melhorar os sintomas de depressão. Faz parte dos “alimentos que trazem felicidade”.

- Contém ferro. Estimula a produção de hemoglobinas e auxilia na prevenção e no tratamento da anemia.

- Fonte de fibras solúveis, substâncias importantes para diminuir o nível de colesterol no sangue e prevenir o câncer intestinal.

- Pobre em sal. Ótima para baixar a pressão arterial.

- A banana acalma o estômago e ajuda na digestão.

- Diminui as cãibras, pois contém vitamina B6 e B12.

- Ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço. Por isso, deve-se comer uma banana entre as refeições.

- Ajuda a normalizar o batimento cardíaco, pois quando se está estressado são reduzidos os níveis de potássio. E como a banana é rica em potássio, comer o fruto pode ajudar a ajustar os níveis de potássio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais