Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

IBGE suspende provas do Censo 2021 após redução de 96% no orçamento da pesquisa

por Ana Júlia Griguol
Foto: Arquivo/Agência Brasil

O IBGE divulgou nesta terça-feira (6), a suspensão das provas para os agentes e recenseadores do Censo 2021. Por meio de comunicado, o IBGE afirmou que tal decisão foi tomada em virtude da redução de cerca de 96% dos recursos destinados à realização do Censo Demográfico.

Essa decisão ocorreu em 26 de março, quando o Congresso Nacional, durante a votação do Orçamento, reduziu R$ 71 milhões destinados à realização da pesquisa. A suspensão vale para todos os municípios brasileiros, que tinham disponíveis 181.898 vagas de recenseador e 22.409 vagas para agente censitário municipal e supervisor.

 

Diante desse cenário, o IBGE comunicou que as provas objetivas referentes aos Processos Seletivos Simplificados para os cargos de Agente Censitário Municipal,  Agente Censitário Supervisor e Recenseador não serão realizadas nas datas previstas. Ainda, em nota, o  IBGE informou "que avaliará com o Cebraspe um novo planejamento para aplicação das provas, a depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico".

O Censo 2021 não foi cancelado e as inscrições ainda são válidas, portanto, aos cidadãos que realizaram e pagaram a taxa de inscrição, a orientação é aguardar um novo posicionamento do instituto. 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Veranense

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais