Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Defesa Civil de Caxias do Sul monta Plano de Contingência para eventos catastróficos

por Daniel Lucas Rodrigues

Projeto foi aprovado pela Prefeitura nesta semana

Foto: Divulgação/SMSPPS

A Defesa Civil de Caxias do Sul apresentou nesta semana o Plano de Contingência contra catástrofes para autoridades de âmbito municipal, estadual e nacional. O documento fornece um procedimento padrão a ser adotado em casos de emergência e de desastres. As atividades envolvem o socorro à comunidade, ajuda humanitária e recuperação de locais atingidos.

Para a Tua Rádio São Francisco, o coordenador da entidade, Jéferson Marchioro, conta que essa padronização traz uma unificação nas ações entre os órgãos de segurança no momento que houver uma catástrofe. Sem o plano, as instituições usavam de suas normativas para salvamento, o que ocasionava dúvidas sobre as tarefas de cada corporação no local. Ele salienta que a ideia é estabelecer um diálogo vertical para que todos saibam de sua tarefa, a fim de otimizar tempo no atendimento.

Caso haja alagamento na cidade, O diretor explica que os bombeiros, a secretaria de Trânsito ou a Defesa Civil saberão quais seus papéis no atendimento. Respectivamente, o primeiro procura pelas vítimas, o segundo organiza o tráfego de veículos e de pessoas e o último é responsável pela coordenação do trabalho.

Marchioro ainda conta que o Plano de Contingência do Município recebe aporte financeiro do governo federal, por meio do Cartão de Pagamento da Defesa Civil. A ferramenta agiliza o repasse financeiro à cidade e deixa transparente os gastos do Executivo, uma vez que é necessário publicar as despesas no Portal da Transparência. Segundo ele, a quantia é projetada a partir de quais ações pontuais serão realizadas para a comunidade atingida.

A montagem do plano iniciou em dezembro de 2019. Devido a chegada da pandemia da Covid-19, houve a suspensão de seu planejamento. O documento foi aprovado pela Prefeitura caxiense e precisa ainda da ratificação do governo estadual e federal. Marchioro acredita que em 10 dias haja a autorização para o projeto.

Clique AQUI e confira a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais