Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Caxias do Sul passa a ter policiamento comunitário rotativo

por Isadora Helena Martins

O novo modelo já está em vigor desde março, mas foi apresentado nesta semana

Foto: Divulgação / Pedro Rosano

A Brigada Militar apresentou o novo modelo de Policiamento Comunitário, em Caxias do Sul, nesta segunda-feira (11), durante reunião da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social (CSPPS) da Câmara Municipal. Mais enxuto do que o antigo sistema, o novo Policiamento Comunitário conta com 10 policiais que circulam com as viaturas pelos bairros da cidade e fazem visitas às residências, comércio e lideranças comunitárias com foco na prevenção da violência.

Portanto, ao contrário do antigo modelo em que o policial recebia um auxílio moradia para residir no bairro em que prestava o serviço de segurança, agora o sistema de policiamento é rotativo. Apenas os distritos de Fazenda Souza, Santa Lúcia do Piaí, Vila Seca, Criúva, Vila Cristina, localidade de São Jorge da Mulada e região administrativa de Galópolis ainda contam com o sistema antigo de policiamento com brigadianos que moram nesses locais.

Durante entrevista na Tua Rádio São Francisco, a presidente da Comissão de Segurança e Proteção Social da Câmara, vereadora Paula Ioris (PSDB), afirmou que o policiamento comunitário rotativo foi implantado ainda no mês de março. Ela ainda destacou que a base móvel da Brigada Militar (um micro ônibus) vai circular pela cidade prestando atendimento à população e levando atividades educativas para as crianças, quando passar a pandemia do coronavírus. Paula também reiterou que o Policiamento Comunitário atua em caráter preventivo, ou seja, para registro de ocorrências o contato principal é o 190. Ouça a entrevista AQUI.

Para atender a toda a cidade, cinco policiais estão ligados à 1ª Companhia, circulando entre as regiões Leste e Centro; e outros cinco à 2ª Companhia, atendendo às regiões Oeste, Norte e Sul. Como o efetivo disponibilizado para o trabalho é restrito, os policiais também dispõem de WhatsApp para se comunicar com a população. Os contatos da Patrulha Comunitária são:

Regiões Centro e Leste: (54) 98416-1072;

Regiões Oeste, Norte e Sul: (54) 98432-8898;

Há ainda o Disk Denúncia (Inteligência da BM): (54) 98414-1178; e para urgência e emergência, as pessoas devem ligar no fone 190.  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais