Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

RS inicia 2022 com queda em todos os índices de criminalidade

por Isadora Helena Martins

Em Caxias do Sul, os homicídios tiveram redução de 50% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado

Foto: Divulgação / Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O governo do Rio Grande do Sul divulgou nesta sexta-feira (11) os indicadores de criminalidade referentes ao mês de janeiro. Segundo os dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no primeiro mês de 2022, a queda da criminalidade no Estado verificada ao longo dos últimos três anos se expressou em todos os 22 pontos monitorados. Homicídios, latrocínios, crimes patrimoniais, além de feminicídios e demais delitos de violência contra a mulher – encerraram janeiro em queda na comparação com o mesmo período do ano passado.

A soma de homicídios, latrocínios e feminicídios, principais indicadores que compõem o conjunto tecnicamente conhecido como crimes violentos letais intencionais (CVLI), bateu novo recorde de redução. Caiu 13,6%, de 169 em janeiro do ano passado para 146 no primeiro mês de 2022 – o menor total desde 2012, quando os três crimes passaram a ser contabilizados de forma individual. Em relação a 2018, o último ano antes da implantação do RS Seguro, quando houve 249 vítimas, a queda chega 41,4%.

Os homicídios no Rio Grande do Sul mantiveram em janeiro a tendência de queda dos últimos anos. O número de vítimas passou de 152, no primeiro mês de 2021, para 135, uma retração de 11,2% e o menor total de 2006. Quanto aos homicídios, a maior baixa no Rio Grande do Sul ocorreu em Bento Gonçalves, na Serra, que em janeiro de 2021 registrou sete vítimas de assassinato e encerrou o primeiro mês deste ano com somente um caso. Caxias do Sul teve uma redução de 50% com 08 vítimas contabilizadas em 2021, enquanto neste ano foram 04.

Os crimes patrimoniais como roubo de veículos, roubo no transporte coletivo, ataques a bancos e abigeatos também tiveram reduções históricas. Para o governador Eduardo Leite, a redução dos indicadores é resultado de uma ação integrada e de inteligência que busca monitorar, principalmente, os 23 municípios com maior índice de violência por meio do programa RS Seguro.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais