Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Roubo ao comércio apresenta queda nos últimos quatro anos

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Segundo comandante do 12º BPM, o indicador teve uma redução de mais de 40% ao ano

Foto: Divulgação / Sindilojas Caxias

O roubo ao comércio, em Caxias do Sul, é um dos indicadores de criminalidade que mais teve queda nos últimos quatro anos. Segundo o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Jorge Emerson Ribas, essa redução chega a mais de 40% ao ano: “Nós ficamos muito satisfeitos pela redução expressiva, porque ano a ano ela vem tendo uma redução de 40%. Esse ano a expectativa é que [a redução] chegue a 50% em relação ao ano passado”.

Segundo dados da Brigada Militar, em 2016 foram registradas 655 ocorrências de roubo ao comércio; em 2017 foram 288 registros; em 2018 teve nova queda com 172 registros; já neste ano, até outubro, foram 84 ocorrências e a expectativa é de que o índice se mantenha neste patamar. O comandante do 12º BPM explica que atuação de novos soldados e o trabalho integrado com as demais forças de segurança contribui para a queda do índice: “Nós temos um grupamento de policiais novos que nós estamos mantendo, desde o mês de setembro, no entorno do centro da cidade. Desde o início do trabalho, o grande objetivo desses policiais novos é reduzir e prevenir o roubo ao comércio e ao pedestre. Temos obtido bons resultados. Lembrando sempre que esses resultados são fruto do trabalho conjunto da Brigada Militar com a Polícia Civil, com a Guarda Municipal, com a Fiscalização de Trânsito e com o poder público por meio das secretarias”.   

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul, Ivonei Pioner, também destaca o trabalho conjunto da população, dos comerciantes e da polícia.

“Nós vemos essa diminuição como um trabalho integrado da polícia. Temos também a questão da prevenção, porque nós temos relatos de que os próprios lojistas criaram algumas redes de contato entre eles para que, quando veem algo estranho acontecendo, já acionam a Brigada Militar e com isso temos uma ação mais efetiva”.  

Pioner ainda reafirma a importância de um ambiente seguro para o bom desempenho do comércio.

“São duas questões: um ambiente que deixa seguro, também, o nosso cliente, o cidadão para que ele se sinta à vontade para fazer suas compras e transitar pelas ruas da cidade. Tem também a questão do investimento, porque os furtos geram muitos custos e fazem com que tenhamos vários reveses financeiros. Então, essa sensação e essa segurança de fato que vem melhorando faz com que todos nós possamos nos sentir mais tranquilos e participar da vida da cidade”, salienta.  

Na última sexta-feira (06) a Brigada Militar lançou mais uma edição da Operação Papai Noel, que busca reforçar a segurança no comércio neste final de ano. A ação segue até 04 de janeiro.  

Ouça a notícia no link acima da foto.  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais