Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

14ª edição da Operação Verão Seguro inicia nesta sexta (08)

por Clayton Camargo

Equipe contará com drone para fiscalizar represas onde a prática do banho é proibida

Foto: Andréia Copini

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), com apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), Guarda Municipal (GM) e 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM), inicia nesta sexta-feira (08/01) a 14ª Operação Verão Seguro, a qual visa prevenir as mortes por afogamento nas represas do município. A equipe utilizará também um drone para vistoriar as áreas da  Maestra, Samuara, Dal Bó, Faxinal e Marrecas. 

Perigo constante e recorrente a cada verão, o uso das represas de Caxias do Sul por banhistas será fiscalizado não apenas aos sábados, domingos e feriados, mas também em dias de semana. Nesses locais, o banho é proibido, bem como a caça e pesca. Conforme decreto municipal vigente, o qual visa conter as aglomerações em virtude da pandemia da Covid-19, serão multadas as pessoas que estiverem sem máscara ou consumindo bebida alcoólica nesses espaços.

A reunião da equipe para definir o cronograma ocorreu na tarde desta quarta-feira (06/01), na SMSPPS, e contou com as presenças do secretário interino de Segurança, Hernest Larrat, do próximo secretário, delegado Paulo Roberto Rosa da Silva, do tenente-coronel do 5º BBM, Julimar Fortes Pinheiro, do diretor da GM, Jeferson Ricardo Vargas, e representantes da fiscalização de Recursos Hídricos do Samae.

Denúncias podem ser feitas para a GM por meio do telefone 153, para o Corpo de Bombeiros pelo 193 e pela Central de Atendimento do Samae, 115.

Conforme Larrat, as ações de fiscalização também serão embasadas nos decretos referentes à contenção de aglomerações por conta da pandemia: " Estamos fazendo uma ação conjunta para tentar coibir a permanência das pessoas nesses locais, o banho e as aglomerações. Aquelas pessoas que estiverem circulando ou consumindo bebida alcoólica entrarão dentro do mesmo sistema do decreto de  contenção à Covid-19. O decreto proibe a permanência em locais públicos como praças e parques, bem como o consumo de bebida alcoólica nesses espaços".  Quem desrespeitar as regras poderá ser multado em R$ 723,40 por estar sem máscara e o mesmo valor por consumo de bebida alcoólica em local público. 

Ouça a entrevista completa AQUI. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais