Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Operação Papai Noel promove segurança no comércio neste final de ano

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

A Brigada Militar, juntamente com os demais órgãos de segurança, fará o policiamento ostensivo e preventivo nos principais pontos de movimentação até janeiro de 2020

Foto: Isadora Martins

Dezembro é um mês de grande movimentação no comércio devido às datas festivas do final do ano. E para prevenir a ocorrência de furtos e roubos ao comércio e aos clientes, o 12º Batalhão da Polícia Militar (12º BPM) lançou mais uma edição da Operação Papai Noel, nesta sexta-feira (06).

Na prática, a ação da Brigada Militar (BM) iniciou no último dia 02 de dezembro e segue até 04 de janeiro. Além da Brigada, a ação conta com a participação de outros órgãos de segurança como a Guarda Municipal, a Polícia Civil, a Fiscalização de Trânsito; também com entidades representativas do comércio como CDL, Sindilojas, Sindigêneros, CIC e com o poder público municipal por meio das Secretarias.

Conforme destaca o comandante do 12º BPM, tenente-coronel Jorge Emerson Ribas, o objetivo da Operação é prevenir a ocorrência de crimes e reforçar a segurança da população nesta época do ano: “A intenção nossa é, mais uma vez, lembrar à população e, principalmente, aos comerciantes e clientes que fazem suas compras nesse final de ano, da necessidade de alguns cuidados. Outro objetivo é a Brigada Militar, assim como os demais órgãos de segurança, também fazerem ser lembrados de que vão estar presentes nas ruas da maneira mais ostensiva e preventiva possível”.  

Neste ano, a estratégia da BM será empregar todo o efetivo e equipamentos à disposição para fazer uma cobertura de policiamento, não só na área central, mas também nos bairros. Por isso, além das viaturas, cavalos, motocicletas também será utilizado o helicóptero da corporação e novos recursos como a base móvel: “Normalmente essa viatura é direcionada para o litoral para ser utilizado na Operação Golfinho. Mas, esse ano ela permanece conosco e por essa razão ela vai ser empregada todos os dias, ao longo do mês de dezembro, em alguns pontos com a concentração de comércio. A outra novidade é o emprego de uma dupla com bicicleta na região central de Caxias do Sul, aonde existe uma dificuldade de mobilidade e um comércio muito concentrado. Eles vão dar apoio aos colegas que estão trabalhando no policiamento a pé, além de fazer visitas e contatos com os comerciantes e alguns clientes no entorno do centro da cidade”.    

Para o representante da CDL, do Sindilojas e Sindigêneros, Edenilson Luz dos Reis, a ação das forças de segurança é essencial para manter a tranquilidade dos comerciantes e dos consumidores nessa época do ano. “É um momento onde tem bastante dinheiro rodando no comércio e na economia por conta do 13º, das gratificações mais o salário. Historicamente essa Operação Papai Noel tem sido um sucesso pra todos os segmentos do comércio. E essa ostensividade, eles [policiais] aparecendo, sem dúvida nenhuma, evita que causem furtos e roubos, o que protege, não somente o comerciante, mas também, quem está trabalhando e comprando”.  

Além do policiamento ostensivo e preventivo, a Operação Papai Noel também busca orientar os consumidores para alguns cuidados como utilizar cartão ao invés de dinheiro, observar as bolsas e sacolas, entre outros. A Operação Papai Noel ocorre anualmente, em Caxias do Sul há mais de 20 anos.

Ouça no link acima da foto. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais