Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

12º BPM de Caxias é homenageado na Assembleia Legislativa pelos 45 anos de atuação

por Daniel Lucas Rodrigues

Comandante do 12°BPM, Tenente-Coronel Jorge Emerson Ribas também recebeu a Medalha da 55ª Legislatura. Proponente da homenagem foi o deputado Neri, O Carteiro (Solidariedade)

Os 45 anos de atuação do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) de Caxias do Sul foram celebrados em homenagem na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, na tarde desta terça-feira (03). O órgão homenageado, que tem a missão de executar o policiamento ostensivo e de preservar a ordem pública, completa 45 anos na próxima segunda-feira, dia 9 de setembro. O proponente da homenagem foi o deputado estadual Neri, o Carteiro (Solidariedade). 

Em sua fala inicial, o deputado Neri trouxe aspectos históricos sobre a Brigada Militar e seus 182 anos de atuação, e sobre os 45 anos do 12°BPM. 

Além da homenagem, outra surpresa estava reservada para ser anunciada no Plenário. O comandante do 12° Batalhão de Polícia Militar de Caxias do Sul, Tenente-Coronel Jorge Emerson Ribas foi agraciado com a Medalha da 55ª Legislatura. "É um momento muito especial e de muito orgulho. A gente fica muito feliz e muito satisfeito, não só pelo momento em si, pela lembrança que foi feita pelo deputado estadual Neri, mas é um reconhecimento da história que a Brigada Militar tem junto ao município de Caxias do Sul. Ao longo desses 45 anos, a Brigada Militar é a força da comunidade", afirma Ribas.

O proponente da homenagem, deputado Neri, O Carteiro destacou sobre a atuação do 12°BPM na comunidade caxiense. "São 45 anos de trabalhos prestados à nossa sociedade, onde esses guerreiros muitas vezes arriscam suas próprias vidas no seu dia-a-dia de trabalho, com suas dificuldades de estrutura e efetivo que a gente sabe, mas sempre tentando fazer o melhor pra defender as nossas famílias e a nossa sociedade lá fora", comenta Neri.

A História do 12° BPM

O 12º BPM é composto por aproximadamente 400 policiais, entre homens e mulheres. O Batalhão foi criado em 9 de setembro de 1974. A sede provisória foi na Rua Visconde de Pelotas, com um efetivo de 14 policiais e 295 praças. Em 13 de março de 1975, a unidade se mudou para sua atual sede, na Travessa Santa Maria, no bairro Kayser, onde, até então, abrigava o convento da Ordem das Irmãs da Santíssima Trindade. 

Conforme a Irmã Irma Guarnieri, em depoimento ao Documentário 40 Anos de História em Caxias do Sul 12º BPM - Brigada Militar, o prédio foi construído em 1955, com a finalidade de acolher adolescentes e jovens que desejavam seguir a vida religiosa. Segundo ela, a casa era muito grande para poucas irmãs, então a congregação vendeu a casa para a Brigada Militar, que precisava de uma sede. O primeiro comandante do 12º BPM foi o Tenente-Coronel Jorge Auri Campos da Silva.

Também em 1975 foi criado o Pelotão de Polícia de Choque, atual Pelotão de Operações Especiais (POE). Em meados de março de 1982, foi criado o Grupo de Polícia Montada, hoje com sede no Campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Em 6 de fevereiro de 1991, o 12º BPM recebeu o primeiro grupamento de policiais militares femininas de Caxias do Sul, tendo como primeira missão e atuação, a Festa da Uva daquele ano. 

Os módulos da 1ª e 2ª Companhia de Polícia Militar foram instalados em 17 e 30 dezembro de 1992, com sede nos parques dos Macaquinhos e Cinquentenário, respectivamente. Hoje, o 12º BPM é dividido em quatro Companhias, localizadas no Parque dos Macaquinhos, Parque Cinquentenário, bairro Cruzeiro e na própria sede do Batalhão. Já o Canil do 12º BPM foi criado em outubro de 1994, com instalações junto à sede do Batalhão.

Até 25 de julho de 1998, o 12º BPM era responsável pelo policiamento ostensivo em mais de 16 municípios da Serra Gaúcha. Hoje, atua somente em Caxias do Sul, subordinado ao Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra).

O 12º BPM também possui agregado em sua estrutura operacional o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), responsável por receber as ligações do telefone de emergência 190. O Centro também realiza o despacho de viaturas para o atendimento de ocorrências e realizar o videomonitoramento das câmeras de vigilância do município.

O 12º Batalhão também atua junto à comunidade escolar com o Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd), que tem o objetivo de desenvolver uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, para prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência na comunidade escolar gaúcha. 

O ano de 2008 foi marcado negativamente na história do 12º BPM. Na noite de 28 de dezembro, um incêndio destruiu parte do quartel que abriga a corporação. Segundo o ex-comandante do 12º BPM, Coronel Júlio César Marobin, em depoimento ao Documentário 40 Anos de História em Caxias do Sul 12º BPM - Brigada Militar, foi o empresário Lourenço Castellan, fundador da Móveis Florense, quem doou parte do mobiliário na reconstrução da sede do quartel.

A partir de dezembro de 2011, o 12º BPM passou a ser comandado pelo Tente-Coronel Jorge Emerson Ribas.

**Informações colhidas no documentário 40 Anos de História em Caxias do Sul 12º BPM - Brigada Militar, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=t133zpNRj9M.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais