Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

RS registra queda nos índices de criminalidade em 2019

por Isadora Helena Martins

Vice-governador e secretário de Segurança aponta programa RS Seguro como um fator para a diminuição da violência no estado

Foto: Divulgação/Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Um balanço realizado pela Secretaria de Segurança Pública do estado do Rio Grande do Sul apontou que os índices de criminalidade tiveram queda em 2019. Segundo o secretário de segurança e vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, isso se deve às políticas públicas implantadas pelo governo durante o ano: “Ainda no segundo mês de governo nós lançamos um projeto transversal e estruturante chamado RS Seguro. Tem base em três premissas: integração, inteligência e investimento qualificado. Fizemos um estudo dentro deste programa e constatamos que em 18 municípios do estado aconteceram nos últimos dez anos 71% das mortes violentas, 88% do roubo a pedestre e 89% do roubo de veículo. Então focamos na territorialidade nesses 18 municípios”.    

O programa RS Seguro atua principalmente no combate aos crimes violentos, roubos de veículos, roubo a pedestres e roubo de estabelecimentos. Nesse sentido, Vieira destaca quais indicadores diminuíram. “Foram 575 homicídios a menos no período de janeiro a novembro desde ano, comparado com o mesmo período do ano passado. Da mesma forma com relação aos latrocínios, roubo seguido de morte, tivemos 5 mil veículos a menos roubados no estado neste mesmo período. Então esses dados demonstram o acerto dessa estratégia”.   

O secretário de Segurança e vice-governador também salienta que além dos 18 municípios que ao o foco do programa, as pequenas cidades estão recebendo a atenção para melhorar o sistema de segurança pública. “Ingressaram 2,6 mil novos policiais nesse ano de 2019. Criamos uma diretriz que nenhum município do estado ficasse com menos de cinco brigadianos. Estamos contemplando os pequenos municípios com viaturas 0Km, equipamentos novos de proteção individual, armamento, coletes balísticos, em fim, tudo pra prestar uma melhor segurança pública para a sociedade gaúcha”.   

Para a realização das ações do RS Seguro, foram investidos durante todo o ano de 2019 quase R$ 140 milhões, que permitiram a aquisição de mais de 600 viaturas, quase 350 armamentos e 9,6 mil coletes balísticos, além de outros equipamentos, para reforçar a ação das instituições.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais