Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Câmara de Vereadores é palco para amplo debate sobre o combate à fake news nas eleições

por Beverli Rocha

Painel sobre a advocacia encerrou o Seminário Especial do Legislativo

Foto: Gabriel Lain

Com a proposta de encerrar o "Seminário de Combate às fake news nas eleições 2022: Os desafios no enfrentamento à desinformação", o painel “O papel da Advocacia no combate à desinformação” trouxe o professor Frederico Cattani, membro da comissão de pleitos eleitorais da OAB/Caxias do Sul, como último painelista do evento. Na oportunidade, a palestra teve mediação do chefe do Cartório Eleitoral de Caxias do Sul, Edson Borowski.

Durante a atividade, Cattani destacou a sua experiência no processo da construção da Justiça Eleitoral, assim como a idealização da atuação do advogado. Segundo ele, as discussões caminham para a tentativa de conscientização dos cidadãos. “A advocacia é um dos pilares da administração da Justiça. A eleição está diretamente relacionada ao papel da advocacia na sociedade”, destacou.

Questionado sobre a importância da atuação do profissional da Ordem nesse tipo de cenário, Cattani enfatizou a necessidade de se ter a experiência com a edificação da Justiça Eleitoral. “Vivenciar isso vai ao encontro do combate à desinformação. É aqui que legitimamos o nosso processo democrático”, disse.

Quanto à atuação do cartório eleitoral, Borowski reforçou que o trabalho em cima da justiça provém de muitas peculiaridades, incluindo o processo eleitoral. “Aquele que questiona esse processo, inevitavelmente, também questiona o resultado. Nosso papel é esclarecer para a população a forma e as condutas que são tomadas, trazê-los junto à informação”, pronunciou.

O Seminário teve início pela manhã desta sexta-feira (29/07) e foi realizado até o final desta tarde. O evento foi promovido pela Câmara Municipal de Caxias do Sul em parceria com a Escola do Legislativo, o TRE/RS, a Ordem dos Advogados do Brasil/OAB-Seccional Caxias do Sul, Escola Superior de Advocacia (ESA), Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral (IGADE), ARI Serra Gaúcha, UCS, FSG, UNIFTEC e IDEAU.

Idealizado para auxiliar no processo de enfrentamento à desinformação eleitoral, o evento contou com palestras quatro palestras durante o dia, todas transmitidas pela TV Câmara (Canal 16 da Claro/NET) e redes sociais (Facebook e YouTube) da Casa.

Com o término da ação, a programação especial trouxe reflexão e orientação sobre a temática com as palestras: A atuação da Justiça Eleitoral no Combate à Desinformação; A segurança do voto eletrônico; Direito Eleitoral Digital; e O papel da Advocacia no combate à desinformação.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais