Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Municípios da Serra Gaúcha sugerem modelo de Distanciamento Controlado com bandeira cor vinho

por Isadora Helena Martins

Proposta foi apresentada nesta quarta-feira ao governador Eduardo Leite e busca flexibilizar funcionamento do comércio e alguns serviços mesmo na bandeira vermelha

Foto: Divulgação / Prefeitura de Caxias do Sul

Os prefeitos dos municípios da Serra Gaúcha, representados pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), juntamente com representantes de entidades de classe da região apresentaram ao governador Eduardo Leite a proposta de um Modelo de Distanciamento Controlado Compartilhado ou Cogestão. O ato ocorreu na tarde desta quarta-feira (29) durante uma reunião virtual entre os líderes municipais e o chefe do Executivo estadual.

A sugestão dos representantes da Região consiste em flexibilizar o funcionamento do comércio e alguns serviços mesmo na bandeira vermelha do modelo do Estado do Distanciamento Controlado. Segundo o prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina, o objetivo é chegar a um meio termo do sistema atual de distanciamento social incluindo a bandeira cor vinho. “Estamos formalizando uma proposta ao governador do Estado em que em situação de bandeira vermelha possa se trabalhar de uma maneira intermediária, não diretamente na cor laranja, mas seria uma espécie de meio termo seria a bandeira na cor vinho. Estamos trabalhando neste primeiro momento na abertura do comércio, alojamento e alimentação (restaurantes), serviços na área do turismo e educação infantil”, explicou.

Durante a reunião, o governador afirmou que levará a proposta para análise do Gabinete de Crise e que uma resposta pode ser dada ainda nesta quinta-feira (30). Para o prefeito Flávio Cassina, o governador demonstrou boa receptividade. “O governador foi bastante receptivo à proposta, acredito que ele vai olhar com bons olhos e mesmo, que de forma parcial, poderemos ser contemplados com algumas das nossas sugestões”.

A Federação das Associações de Municípios do Estado (Famurs) também está pleiteando junto ao governo do Estado mudanças no modelo de Distanciamento Controlado. A entidade solicita que os líderes municipais tenham mais autonomia para decidir sobre as restrições às atividades em suas cidades.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais