Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Procon Caxias do Sul leva denúncias de golpes contra aposentados para a Polícia Civil

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Descontos de empréstimos consignados do benefício sem a autorização dos aposentados lidera ranking de reclamações

Foto: Divulgação / Procon, Divulgação

Diante da alta de registros de denúncias e reclamações referentes aos golpes contra os aposentados, o Procon Caxias do Sul comunicou ao delegado regional da Polícia Civil, Cleber dos Santos Lima sobre as ocorrências.

Conforme o coordenador do Procon de Caxias, Jair Zauza os golpistas agem com foco em financiamentos consignados indevidos, aplicam golpes relacionados  a cartões de crédito, nudez, precatórios e requisições de pequeno valor. Eles também se utilizam de mentiras para obter informações sobre documentos, dentre outros. Os principais meios utilizados são os telefones celular e fixo.  

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, Zauza também fez um alerta de que os golpes estão cada vez mais sofisticados, confundindo as vítimas: “Nós temos casos de ligações ou solicitando que o aposentado confirme os três números no verso do cartão, mas eles têm o restante dos dados, então o aposentado acha que é realmente o banco. Eles têm bons discursos e informações privilegiadas que a pessoa que atende realmente acredita que é o banco. A gente sentiu que existe uma gravidade, por isso procuramos o delegado regional”.

Segundo a Zauza, a pandemia também impactou no aumento de ocorrência de golpes: “A gente está recebendo entre 10 a 15 casos por semana dos mais variados golpes. Desde o golpe de nudez que aumentou, mas o maior é do empréstimo consignado sem o aposentado ter solicitado, que nós tivemos cerca de 200 casos. A gente fez até uma denúncia no Ministério Público para uma análise mais aprofundada, porque na maioria das reclamações [o golpe] foi de um único banco”.

A fim de conscientizar a população sobre as práticas que buscam lesar os aposentados, o Procon  Caxias, juntamente com a Polícia Civil, conselhos e instituições de defesa dos idosos, pretende organizar campanhas de esclarecimento do público-alvo para que se protejam dos golpes de estelionatários.

Zauza aponta como melhor medida preventiva o não fornecimento de nenhum tipo de documento, senhas e número de cartões via telefone ou mensagem, e rejeição a todas as propostas. “O ideal é ir atrás do empréstimo ou de outro tipo de serviço quando houver necessidade ou interesse”, assinala. Em caso de dúvida, a recomendação é contatar com o banco e verificar se o que é solicitado é verdadeiro. Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone 151 ou WhatsApp (54) 9 9929.8190.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais