Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Integração entre órgãos da segurança pública é pauta em reunião pública

por Clayton Camargo

O encontro foi organizado pela Comissão de Segurança Pública e Proteção Social, presidida por Alexandre Bortoluz

Foto: Letícia Kreling

Os trabalhos e iniciativas envolvendo a segurança pública foram tema de reunião, organizada pela Comissão de Segurança Pública e Proteção Social (CSPPS), na tarde desta quinta-feira (27/05). O vereador-presidente do grupo parlamentar, Alexandre Bortoluz/PP, comandou os trabalhos, realizados na Sala das Comissões da Casa. Em seu pronunciamento de abertura do encontro, o parlamentar agradeceu aos convidados presentes e destacou a importância da integração entre os órgãos.

O secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, delegado Paulo Roberto Rosa da Silva, destacou o trabalho conjunto com o governo no Estado, no controle de casos de roubo, homicídio, latrocínio, entre outros. O uso de equipamentos eletrônicos, segundo o secretário, tem sido essencial na condução dos trabalhos.

O trabalho da Guarda Municipal (GM) também foi ressaltado por Silva, alegando a necessidade de participação e apoio da GM em ações como, por exemplo, na fiscalização do controle de aglomerações durante a pandemia da Covid-19.

O diretor da Guarda Municipal, Alex Oliveira Kulman, completou a manifestação do secretário, trazendo dados da participação do órgão nas ações do município em relação à pandemia. Os números de roubos na cidade têm diminuído, segundo Kulman. “A Guarda Municipal está 24 horas se empenhando em fazer o melhor”, disse. O trabalho no Interior de Caxias, prestando auxílio aos moradores e levando informações, também foi destacado pelo diretor.

O tenente-coronel Emerson Ubirajara, atual comandante do 12° Batalhão da Polícia Militar, destacou a responsabilidade de estar à frente de uma entidade que presta um trabalho tão importante para Caxias do Sul. No posto há pouco mais de um mês, ele afirmou que tem ido à busca de se informar e se atualizar da situação da segurança pública, na cidade.

De acordo com o comandante, com metas instaladas e projetadas, o objetivo principal é agir nos indicadores da criminalidade, que estão em queda. “A inteligência policial é primordial. Hoje, nós trabalhamos com o conhecimento de causa”, garantiu. As análises dos dados, dos números e de tempo são a base dos planejamentos das operações policiais, segundo Ubirajara.

A promotora de Justiça Vanessa da Silva, representando o Ministério Público (MP), agradeceu aos trabalhadores da segurança por prestarem um trabalho essencial na cidade. Observando dados, Vanessa explanou que os números, mesmo com um alto índice de criminalidade, mostra a efetividade do trabalho das equipes de segurança da cidade.

O titular do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra), coronel Alexandre Brite da Silva, além de apresentar o trabalho da instituição, deixou o órgão de portas abertas para prestar auxílio aos vereadores e ao município. Major Diego Soccol, comandante do 4° Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), comentou sobre as ações do batalhão na cidade.

Também participaram da reunião pública o delegado de Polícia Civil, Vitor Carnaúba, o delegado da 7° Delegacia Penitenciária Regional (DRP), Marcos Ariovaldo Spenst, o subcomandante do 5° Batalhão de Bombeiro Militar, major Lúcio Alex Ruzicki, e o titular da 2ª Coordenadoria Regional de Perícias (CRP/IGP), Airton Kraemer. Todos se mostraram solícitos em promover integração entre os órgãos e município.

Bortoluz parabenizou o trabalho realizado por todas as equipes, destacando que a pandemia da Covid-19 exigiu adaptações e novas formas de atuação, principalmente no combate às festas clandestinas. O parlamentar destacou que os integrantes da comissão continuarão visitando os órgãos e se atualizando das demandas. O vereador progressista também pediu empenho dos colegas vereadores, na busca por emendas parlamentares, a fim de aprimorar ações de segurança.

Integrante do grupo parlamentar, o vereador Adriano Bressan/PTB elogiou o trabalho que vendo sendo realizado em Caxias, pelas instituições da segurança pública. Também membros, os vereadores Ricardo Daneluz/PDT e Sandro Fantinel/PATRIOTA marcaram presença. Daneluz comentou sobre a segurança das pessoas do campo, contando que recebe algumas reclamações de moradores. Juliano Valim/PSD completa a comissão. Os vereadores do NOVO, Maurício Marcon e Maurício Scalco, participaram do encontro.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais