Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Filó reúne duas mil pessoas em Nova Roma do Sul

por Rosangela Magalhães
Foto: Juliane Tonin, Divulgação

O filó encenado, até o momento, é o  encontro  considerado o maior filó da Serra Gaúcha e reuniu, neste último sábado,  aproximadamente duas mil pessoas no Complexo Municipal de Esporte e Lazer do município, onde a festa ocorre. Um dos pontos altos da programação da La Prima Vendemmia, principal festa de Nova Roma do Sul, é o filó encenado. O tema da La Prima Vendemmia deste ano - "À Luz de Lampiões" - rememora essa tradição: antigamente, os moradores do interior usavam o objeto para iluminar o caminho ao visitar uns aos outros nos filós. 

Embalada pelas luzes dos lampiões, a comunidade de Nova Roma do Sul encena no filó a jornada dos seus antepassados desde o momento em que saíram da Itália em busca do sonho de uma vida digna, sem fome, até passar pela frustração de encontrar apenas montes e vegetação densa na Serra Gaúcha. O espetáculo também mostra o desfecho dessa história, com a construção das primeiras casas e a chegada do desenvolvimento urbano. O trabalho de pesquisa para a realização do espetáculo teve início em 2017, quando a diretora cênica Julinéia Fochesatto se reuniu com João Panozzo, historiador de Nova Roma do Sul. Juntos, eles imaginaram como a história do município poderia ser contada em um palco. Em novembro de 2019, o roteiro foi escolhido para ser encenado na 14ª edição da La Prima Vendemmia. Poucos dias antes da decisão, porém, Panozzo teve um aneurisma e acabou falecendo. "Esse filó é uma grande homenagem ao Panozzo. Os atores entraram em cena conscientes disso. Graças ao trabalho dele, tivemos todo o embasamento histórico para fazermos um espetáculo sobre algo que realmente aconteceu", relata Julinéia.

O filó volta a ser encenado no segundo final de semana da La Prima Vendemmia, também no sábado à noite, com entrada gratuita. O evento ocorre no dia 1º de fevereiro, a partir das 20h.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais