Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Samae investe R$ 1,4 milhão em novos equipamentos para o sistema Faxinal

por Clayton Camargo

Está sendo executada uma completa modernização do grupo de bombeamento da estação responsável por bombear água bruta

Foto: Marco Zeminhani

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) está investindo aproximadamente R$ 1,4 milhão em novos equipamentos para a Estação de Bombeamento de Água Bruta (EBAB) do sistema Faxinal. Dentre as ações de modernização, estão a instalação de um motor mais potente, troca do sistema de acionamento de partida compensada para inversor de frequência de média tensão, construção de nova base para moto bomba e adequações elétricas.

As melhorias estão sendo realizadas para modernizar o sistema, que possuía alguns equipamentos da década de 1990, antigos ou obsoletos, de baixa confiabilidade e dificuldade para manutenção. Com a modernização, o grupo de bombeamento passará a ter a mesma capacidade daqueles mais atualizados, como por exemplo os da barragem Marrecas. Além da confiabilidade dos novos equipamentos, mais modernos e em linha de produção ativa, haverá aumento da disponibilidade do sistema e a possibilidade de controle preciso de vazão de água bruta.

O gerente de Manutenção Eletromecânica do Samae, Ronaldo Damasceno Emerich, ressalta que as melhorias também permitirão operar o grupo de bombeamento de maneira remota, por meio do sistema Supervisório, software de controle e monitoramento da autarquia. Ele detalha a previsão de modernização para os demais grupos do sistema Faxinal.

A previsão é que a reforma desse grupo de bombeamento seja concluída até o final de novembro. Durante as obras, não há interrupção de fornecimento de água no sistema Faxinal, responsável pelo abastecimento de cerca de 50% da população de Caxias do Sul.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais