Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Procon de Caxias do Sul fiscaliza 136 estabelecimentos comerciais para a Black Friday

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Esta foi a etapa física que finalizou nesta quinta-feira (21/11)

Foto: Procon/Divulgação

O Procon de Caxias do Sul finalizou a etapa física de vistorias para a Black Friday, nesta quinta-feira (21/11). A ação, que iniciou nesta terça-feira (21/11), fiscalizou 136 estabelecimentos comerciais a fim de garantir que os consumidores acessem produtos e serviços na promoção com o preço real.

Nas visitas, quatro equipes de servidores apanhavam informações dos preços de mercadorias em promoção e visualizavam se as vantagens realmente ocorriam ou teriam alguma alteração no valor. O coordenador do Procon na cidade, Luiz Fernando Del Rio Horn, afirma que a comparação entre os preços foi possível por conta de um banco de precificação montado três meses antes da Black Friday, por meio de coleta material. A ação permite que o órgão tenha noção se os empreendimentos cumprem com as promoções.

“A Black Friday deste ano, assim como em 2017 e 2018, foi precedida de uma pesquisa de preço que gerou um banco de precificação dos meses anteriores. Sem isso, não conseguiríamos fazer nenhuma vistoria efetiva e real. Esta nova estratégia nos permitiu efetivamente realizar a fiscalização de maneira que a gente conseguiu saber se os produtos e os serviços promocionais informados a população eram verdadeiros ou não.”, explica.

 

As fiscalizações ainda verificavam se os locais tinham o Código de Defesa do Consumidor, se o cartaz do Procon estava visível e as etiquetas dos produtos estavam de acordo com a legislação. Essa ação também faz parte para a regulação das leis que regem a Black Friday. Para não cair em armadilhas na data, o coordenador explica que é necessária a pesquisa de preços anterior a compra de um produto. Ele comenta que existem sites específicos para esse trabalho.

“Por melhor que seja a promoção temos que ter muita cautela, isso significa pesquisa de preço. Pesquise antes de comprar, existem sites oferecendo esse serviço. Esses cuidados podem levar a uma escolha mais acertada de compra.”, ressalta.

A Black Friday começa oficialmente no dia 29 de novembro, porém há estabelecimentos que realizam as promoções antes da data. Nesta quinta-feira (21/11), o Procon iniciou a etapa de fiscalização das vendas online.

(Ouça as entrevistas no "Ouvir notícia" abaixo da manchete).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais