Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Prefeito de cidade brasileira que faz divisa com a Venezuela diz que necessita de apoio do governo Federal

por Isadora Helena Martins

Juliano Torquato afirma que esperava ajuda de Bolsonaro de forma mais efetiva para as áreas de segurança, saúde e infraestrutura

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com a intensificação da crise humanitária na Venezuela, a cidade brasileira de Pacaraima, localizada no estado de Roraima, tem enfrentado dificuldades nos setores básicos como saúde, educação e segurança. A situação tem se gravado com o tempo, pois a cidade que faz fronteira com a Venezuela recebe uma média de 800 imigrantes por dia, que vem para o Brasil em busca de alimentos, atendimento e tratamento médico, além de fugir da violência da repressão da ditadura de Nicolás Maduro. 

Conforme o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato, o auxílio do governo Federal não corresponde à demanda crescente da cidade, que precisa atender um número muito maior de população. “Temos tido diálogo com todos os ministérios, com a Casa Civil, com representantes do presidente Bolsonaro, deputados e senadores de Roraima para buscar soluções. Mas, infelizmente devido a todo esse início de mandato, de o governo Federal estar se adequando, algumas coisas não saindo no tempo que a gente necessita. Então, acaba que alguns setores ficam prejudicados como a questão da infraestrutura”, salienta.

De acordo com o prefeito, a pulação da cidade que era de cerca de 15 mil habitantes, aumentou de 30% a 40% desde o início do fluxo migratório. Esse fator ocasiona um cenário preocupante como a concentração de mais de 600 pessoas morando nas ruas. Ele também salienta que há dias em que 1200 pessoas chegam a cruzar a fronteira, a maioria de passagem para se instalar em outros países.

Segundo Torquato, a maior dificuldade de Pacaraima atualmente é a segurança. “Os índices de criminalidade cresceram muito, tivemos furtos, homicídios. A questão das leis atrapalha as forças de segurança de atuarem. E aí infelizmente aquelas pessoas vem buscar melhores condições de vida aqui no país e sempre há aqueles que se aproveitam e se infiltram em meio à multidão e acabam correndo essa questão de furtos e assaltos. Estamos falando com as autoridades para que revejam de alguma forma criar um mecanismo para que possam impedir essas pessoas de causarem esses desconfortos e evitar no futuro uma situação pior”.

Investimentos na educação, saúde e infraestrutura são outras estratégias do Executivo de Pacaraima para tentar controlar a situação que deixa a sociedade em situação de vulnerabilidade com o aumento do fluxo de pessoas, que muitas vezes, adentram no município sem condições de sobrevivência. "Temos um cronograma de investimentos e melhoras na educação. Também estamos prestes a inaugurar uma nova UBS para ampliar o atendimento. Mas, o nosso maior gargalo é a segurança em que pretendemos fazer uma força-tarefa juntamente com as forças da cidade de Santa Elena de Uairén, cidade venezuelana que faz fronteira com o Brasil".

Confira aqui a entrevista completa, que o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato, concedeu à Tua Rádio São Francisco.  

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais