Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Prazo para quitar IPTU com até 15% de desconto encerra nesta sexta-feira (24)

por Isadora Helena Martins

O desconto máximo é válido para quem não tem nenhuma dívida com a Prefeitura de Caxias do Sul

Foto: Divulgação / Prefeitura de Caxias do Sul

O prazo final para o pagamento do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo de 2020, em cota única, é nesta sexta-feira (24).

Conforme explica a secretária Municipal da Receita de Caxias do Sul, Gregora Fortuna dos Passos, quem optar por essa modalidade de pagamento tem algumas vantagens: “Quem pagar o IPTU e a Taxa de Coleta em Cota Única vai poder acessar um desconto de até 15%. Para os contribuintes que estão em dia com a receita o desconto é de 15%, para aqueles que têm alguma pendência o desconto será de 10%. E que os contribuintes também entendam a importância desse pagamento porque os recursos são reinvestidos no bem estar da nossa comunidade”.

Ela ainda reafirma que a previsão é que todos os carnês sejam entregues até esta quarta-feira (22). Mas, quem preferir, também pode acessar a guia de cota única de forma online, no site da prefeitura no endereço caxias.rs.gov.br. (Confira o passo a passo abaixo)

O IPTU é calculado sobre o valor venal (estimativa da prefeitura sobre o preço) do imóvel, à base de alíquotas diferentes de acordo com o uso (residencial, não residencial ou territorial). A Taxa de Coleta de Lixo, por sua vez, é cotada de acordo com o tipo de uso do imóvel, a metragem de área construída e a quantidade semanal de coletas. O valor do imposto neste ano teve uma correção de 2,53%.

Quem tem imposto atrasado, de anos anteriores também pode procurar a prefeitura para fazer o acerto: “Pode se dirigir até a prefeitura. Nosso atendimento é das 10h às 16h, então, é só verificar o valor pendente e parcelar ou emitir a via para pagamento à vista”.

Até o momento, a prefeitura arrecadou R$ 46 milhões em cota única. A previsão orçamentária de arrecadação com o imposto e a taxa para o ano é de R$ 146 milhões.

 

Passo a passo para acessar a guia online

Primeiro: ter em mãos dois números: o CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel e a inscrição cadastral do imóvel (número que consta em qualquer carnê do IPTU de anos anteriores). Se o contribuinte não encontrar a inscrição, poderá ligar para (54) 3218.6000, das 10h às 16h, e solicitar pelo setor de IPTU;

Segundo: acessar www.caxias.rs.gov.br e clicar em “IPTU”, em serviços mais procurados;

Terceiro: localizar a opção “Emissão de boletos” e clicar em “emissão do boleto 2020”;

Quarto: digitar o CPF ou CNPJ do proprietário atual (somente números). Digitar a inscrição cadastral do imóvel, composta por 14 dígitos, e a palavra de verificação que aparecer. Atenção: se quaisquer um dos números estiver divergente do cadastro feito na prefeitura, não será possível acessar a guia;

Quinto: clicar em “Carnê Cota Única IPTU 2020”. Na tela seguinte, aparecerá uma data para pagamento, que não precisa ser alterada. Basta clicar em “Imprimir”;

Sexto: impressa a guia, basta pagar até 24 de janeiro nos bancos conveniados: Bradesco; Banco do Brasil; Sicredi; Itaú; Santander; Banrisul e estabelecimentos conveniados, como a Caixa Econômica Federal e as agências lotéricas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais