Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Samae recebe resultado da análise da água do Sistema Dal Bó

por Clayton Camargo

Amostras coletadas na área onde foram encontrados peixes mortos não apresentaram contaminantes. Diminuição da concentração de oxigênio é a provável causa da morte

Foto: Ana Paula Rossi / Samae

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) recebeu no final da semana passada o resultado da análise de amostras coletadas em represa do Sistema Dal Bó, próximo ao local onde foram encontrados peixes mortos no início do mês. Após analisados parâmetros físicos, químicos e biológicos, não foram encontrados contaminantes na água. As análises foram realizadas em laboratório externo à autarquia.

O resultado permite indicar que a provável causa da morte dos peixes tenha sido a diminuição na concentração de oxigênio na água, em virtude da presença de grande quantidade de macrófitas (plantas aquáticas) no local. Nos próximos dias, será providenciada a remoção de uma parte das macrófitas da represa, na área mais próxima de onde foram localizados os peixes mortos. A autarquia também está encaminhando a contratação de máquinas para o manejo das macrófitas ao longo dos próximos meses. 

O Samae esclarece que o fato não altera a qualidade da água distribuída para a população. Depois de captada, a água das barragens do Dal Bó é tratada na Estação de Tratamento de Água Borges de Medeiros e passa por rigorosas análises a fim de atender aos parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais