Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Curso de Jornalismo da UCS completa 30 anos com palestra de Eliane Brum nesta quinta-feira

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Palestrante convidada aborda o exercício profissional ante a crise climática

Eliane Brum
Foto: Lilo Clareto

A jornalista gaúcha Eliane Brum, vencedora de diversos prêmios internacionais e nacionais por suas reportagens, é a convidada especial para o evento solene dos 30 anos do curso de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS), neste dia 18 de agosto.

Eliane Brum ministrar palestra com o tema “Jornalismo em Tempos de Guerra Climática”, a partir das 19h40min, no Bloco J, sala SESCOM. A recepção dos convidados, gestores da UCS, professores, alunos e egressos do curso ocorre às 19h, também no bloco J, com coquetel comemorativo.

Com o objetivo de relembrar momentos da trajetória do curso, serão realizadas homenagens a egressos e professores que marcaram a trajetória do curso. O evento também poderá ser prestigiado pela comunidade, por meio de transmissão simultânea no canal do YouTube da UCS. Quem deseja participar pode se inscrever no link.

Ao longo desses 30 anos de história, já se formaram 730 profissionais jornalistas. O coordenador do curso, professor Jacob Hoffmann, concedeu entrevista sobre o assunto ao programa Temática hoje. Confira o conteúdo em áudio na íntegra (acima).

 

Sobre Eliane Brum

 

Além de jornalista, Eliane Brum é escritora e documentarista. Gaúcha, nascida em Ijuí, trabalhou 11 anos como repórter do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, antes de exercer a profissão em São Paulo. Com quase 35 anos de carreira, atualmente é colunista do jornal espanhol El País e também atua como colaboradora de jornais como The Guardian e The New York Times.

Como escritora, Eliane Brum possui diversas obras publicadas de não ficção e romance. Seu primeiro livro, “A Vida Que Ninguém Vê” de 2006, conta a história de pessoas comuns que não saíram em páginas de jornais. Por essa obra, a autora recebeu o Prêmio Jabuti de melhor livro de reportagem em 2007.

Sua estreia nas telas foi com Uma História Severina, de 2005. O documentário conta a trajetória de uma jovem pernambucana que, entre inúmeras dificuldades, está grávida de um feto acéfalo. O filme, dirigido conjuntamente com Débora Diniz, foi reconhecido por 17 prêmios nacionais e internacionais.

No ano de 2021, a jornalista recebeu em homenagem a sua carreira o Prêmio Maria Moors Cabot, da Columbia University School of Journalism, de Nova York (EUA), sendo esse considerado um dos mais relevantes e antigos prêmios de jornalismo das Américas.

Um dos seus projetos mais expressivos é a cobertura que faz na Amazônia, há 25 anos. Dentre os produtos desse trabalho está “Banzeiro Òkòtó: uma viagem à Amazônia Centro do Mundo” de 2021. A obra viaja pelo mundo amazônico, vindo em defesa da grande floresta tropical que hoje Eliane Brum chama de casa. O livro foi um dos ganhadores do 38º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo na Categoria Grande Reportagem (livro).

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais