Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Reunião pública debate o aumento de mortes no trânsito caxiense

por Isadora Helena Martins

Somente no primeiro semestre deste ano o número de mortes em acidentes foi maior do que em todo o ano passado

Foto: Daniel Rodrigues

O aumento do número de mortes no trânsito, em Caxias do Sul, é tema de reunião pública que ocorre nesta quinta-feira (17), na Câmara de Vereadores. Nos primeiros oito meses deste ano, o município registrou 47 mortes, superando o número de vítimas fatais em todo o ano de 2018, que foram 33.

Conforme a vereadora Paula Ioris (PSDB), presidente da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social, o objetivo da reunião é poder refletir sobre as causas desse aumento de fatalidades no trânsito, bem como avaliar possíveis ações para reduzí-las: “A gente sabe que já existem muitas iniciativas de educação, assim como existem medidas de repressão. Mas, a gente acredita que precisa do envolviemtno de toda a sociedade numa maior concientização em relação aos cuidados no trânsito. Então, a reunião pública tem esse objetivo, de não deixarmos passar em branco essa situação do aumento do número de mortes que está ocorrendo esse ano”, salienta.

Paula também afirma que a reunião pretende abranger todos os segmentos da sociedade: “O pessoal da Escola de Trânsito vai participar. Estamos convidando o pessoal da Associação dos Aposentados, grupos de corredores, de ciclistas, a Associação dos Motociclistas também, além de vítimas de atropelamentos e familiares de vítimas. E a partir então da participação de diversos segmentos da sociedade, nós queremos definir encaminhamentos que possam melhorar isso”.

A presidente da Comissão Temporária Especial pela Defesa da Bicicleta, vereadora Tatiane Frizzo (SD) ressalta a importância da participação de todos os setores para que possa ser discutida uma mudança da cultura no trânsito: “Essa reunião pública vem bem no intuito de debater quais ações a gente pode estar promovendo, que tipo de campanhas, o que se pode fazer realmente pra se ter um trânsito mais seguro. Então, é uma reunião muito importante, a gente agredita sim que a melhora passa por uma mudança de cultura”.

A parlamentar também relembra que no mesmo dia, será promovido um encontro para discutir a prática do ciclismo como um esporte: “O intuito desse encontro é falar bem da questão esportiva. O quanto Caxias está aproveitando, ou não, essas possibilidades de explorar mais esse esporte”.

Ambas as reuniões iniciam às 19h desta quinta-feira, na Câmara de Vereadores. O encontro que vai discutir as mortes no trânsito ocorre no Anfiteatro Marino Kury, já a reunião sobre o ciclismo será na sala de comissões Geni Peteffi. Toda a comunidade é convidada a participar das reuniões para discutir um trânsito melhor para Caxias.

Ouça AQUI

 

    

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais