Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Caxias do Sul será o primeiro local do RS a ter cobertura total de internet e telefonia fixa no interior

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Iniciativa é do Procon e do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares

Foto: EBC/Divulgação

Caxias do Sul será a primeira cidade do Rio Grande do Sul a disponibilizar uma cobertura total de internet e telefonia fixa aos moradores do interior. O trabalho foi realizado pelo Procon municipal e pelo Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares.

O município conta com 137 comunidades interioranas, que possuem esse serviço público inexistente ou ineficiente. Com a ideia, a zona rural caxiense será piloto na colocação de uma tecnologia via satélite responsável pelo abastecimento de dados e telefonia. O presidente do sindicato, Rudimar Menegotto, afirma que a modernização do interior é importante para que o jovem local busque um curso online e se mantenha na comunidade e disponibiliza um serviço pedido pelos agricultores: a nota fiscal eletrônica.

O coordenador do Procon, Luiz Fernando Horn, conta como foi o trabalho para aquisição da tecnologia. Segundo ele, a responsabilidade do serviço no Estado é da operadora OI S.A, que venceu a licitação para a prestação do atendimento. Desde 2017, o Executivo municipal observava se a obrigação era mesmo da concessionária em oferecer essa cobertura aos municípios gaúchos. Sanada a dúvida, o próximo passo foi visualizar quais localidades não possuíam sinal de internet e telefonia fixa.

Menegotto destaca que a tecnologia mesmo sendo importante ainda está longe de ser a ideal, muito pelas questões dos pacotes de internet oferecidos pela operadora, que são considerados baixos.

O coordenador do Procon ainda deixa uma dica para quem quiser obter os dados móveis e a telefonia. Conforme ele é essencial pesquisar os preços dos pacotes disponibilizados, pois para cada morador a realidade é diferente. A localização das casas conta muito para a velocidade do sinal de internet e de telefone.

Os serviços já podem ser adquiridos pela comunidade. Basta ligar no 0800 031 0001 ou se dirigir a loja física da concessionária OI S.A, incumbida do atendimento.  Para a contratação, deve-se apresentar o RG, CPF, comprovante de residência com CEP, além de guardar o protocolo ou o comprovante de ligação.  A operadora tem 90 dias colocar o serviço em funcionamento, conforme pedido do consumidor.

(Ouça as entrevistas no "Ouvir notícia" abaixo da manchete).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais