Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Detran-RS organiza a realização de provas teóricas em ambiente virtual

por Daniel Lucas Rodrigues

O novo formato leva em conta a pandemia da Covid-19 no estado

Foto: Divulgação/DetranRS

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) planeja utilizar o ambiente virtual para as provas teóricas da primeira habilitação e reciclagem. Na quinta-feira (06/08), o Governo do Estado publicou o decreto que permite aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) a aderirem ao projeto-piloto. O formato será implantado por etapas para adaptação dos alunos.

Em primeiro momento, a tecnologia será distribuída nos CFCs para, mais para frente, estarem disponíveis na casa dos futuros condutores ou em um local de sua escolha. A prova seria realizada por videoconferência, com microfones e câmeras ligados para reconhecimento do candidato. Teriam os fiscais do Detran-RS, em regime de teletrabalho, para vistoriar a avaliação. A pessoa poderá fazer a prova em um dos 266 CFCs que entrarem no projeto nesta etapa inicial. Atualmente, há 53 mil motoristas que aguardam a prova teórica, devido a pandemia da Covid-19.

A instituição iniciou testes do novo modelo ainda no mês de julho, no CFC de Porto Alegre. Oito turmas, de dois a sete alunos realizaram 35 provas. A supervisão ficou a cargo de um fiscal de prova do Detran-RS, localizado fora da cidade,  e os alunos realizaram a prova no computador instalado no CFC, fazendo a identificação por biometria.

Quando for 100% remoto, a autarquia pretende estender o horário de atendimento , a fim de disponibilizar que o candidato faça as provas à noite e em fins de semana.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais