Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

A maioria dos moradores de rua de Caxias do Sul são homens e dependentes do álcool

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Dados foram apresentados pela Fundação de Assistência Social (FAS) nesta sexta-feira (07/02)

Foto: João Pedro Bressan/Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul realizou, nesta sexta-feira (07/02), uma coletiva de imprensa para apresentar indicadores da Fundação de Assistência Social (FAS) da cidade. O encontro ocorreu no Salão Nobre do Centro Administrativo e foi guiado pela presidente da instituição, Marlês Stela Sebben, pelo diretor técnico, Éverson Artur Furtado, e pelo gerente do Centro Pop Rua, Júlio César.

De acordo com os dados, o município possui 741 pessoas em situação de rua, distribuídas em 271 pontos de Caxias do Sul. O valor é o dobro do registrado em 2017, de acordo com o Cadastro Único da fundação. A média de idade dessas pessoas vai de 18 a 39 anos, representando 60% do público.

O relatório do Centro Pop Rua mostra que a maioria dos moradores são homens (89,90%) e que está nesta situação por causa do álcool (60%) e da dependência química (40%). Outro dado que chama a atenção é o número de mortes na cidade. Conforme a entidade, nos últimos três anos, 56 moradores de rua foram a óbito.

As respostas para esse aumento são diversas, como as mudanças no modo de abordagem, de acompanhamento e a gestão compartilhada do albergue municipal. Conforme Sebben, a resposta também pode ser encontrada na extinção do Caxias Acolhe em 2017, que recebia pessoas em situação de rua na parte da noite.

Para tentar diminuir os dados, a fundação possui duas frentes de atuação, chamadas de ações futuras e imediatas. Na primeira, querem desenvolver um trabalho para retomar o protagonismo dos centros de Referência em Assistência Social (CRAS) com os gestores do território na articulação intersetorial, readequar os funcionários do espaço para abrigar a necessidade dos serviços, oportunizar emprego aos usuários da assistência social por meio de parcerias com sindicatos, empresas e organizações da sociedade civil. Além disso, pretendem efetuar um chamamento público de três serviços de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) para os bairros Planalto, Fátima Alta e Serrano/Eldorado, entre outras ações. Para que se concretize, a entidade depende do quanto receberá de verba municipal.

A presidente da fundação também explica algumas das atividades que estão sendo realizadas para suprir a demanda imediata.

Conforme o gerente do Centro Pop Rua, a ideia também é voltar a humanizar o atendimento realizado com os usuários.

Atualmente, Caxias do Sul conta com dois abrigos destinados para os moradores de rua. Um é a Casa de Passagem Calor Miguel dos Santos, localizada no bairro Fátima, a outra é a Casa de Acolhimento São Francisco, que fica no bairro Cinquentenário. Ao todo, são distribuídas 80 vagas nos dois locais.

(Ouça a notícia abaixo da manchete).

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais