Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Prédio do antigo Lanifício Sehbe sofre deterioração por falta de reparos

por Isadora Helena Martins

A estrutura foi alagada com as chuvas dos últimos dias

A denúncia foi feita pelo vereador Velocino Uez (PDT) durante a sessão desta quarta-feira (06).  Conforme o parlamentar, desde que a Prefeitura de Caxias do Sul retomou a posse do prédio do antigo Lanifício Sehbe, que estava sendo utilizado pelo Clube de Mães, pela Associação de Moradores e outras entidades de Galópolis, a estrutura não teve mais manutenções.

“A maioria das salas está tomada de água, o parquê apodrecendo. Todo o equipamento para a instalação do pinheirinho na praça está lá dentro. O Município não tem prioridade nenhuma com esse pédio e tirou o poder da população de ajudar onde as mãos do Município não alcançam”, salientou.  

O prédio foi interditado pelos bombeiros ainda em abril deste ano, sob a alegação de que haveria riscos de incêndio. Diante disso, o parlamentar também fez críticas ao poder público por não ter apresentado projetos para a revitalização do prédio, que é um Patrimônio Hostórico Cultural do Município: “É um descaso. É um patrimônio público indo para o lixo. As administrações passam e o prédio vai apodrecer como muitos outros na nossa cidade. Mas, naquela comunidade é o único espaço, foi reconhecido como Ponto de Cultura e o poder público não ofereceu nada de projeto para que se possam buscar melhorias para aquele prédio”.   

Sobre o alagamento, o secretário da Cultura, Joelmir da Silva Neto, afirmou que foi uma consequências das fortes chuvas nos últimos dias: “A gente teve essa situação climática um pouco exagerada, com excesso de chuvas que, com certeza, não só no prédio do lanifício, mas em outros também tivemos o problema da entrada de água. O prédio oferece riscos para a ocupação momentânea o que demanda a elaboração de projeto arquitetônico para restauro e revitalização. Isso a gente está avaliando com a Secretaria de Planejamento, claro que na ordem das prioridades, para que seja feito o quanto antes para que seja dada a destinação do espaço”.

Questionado se a prefeitura fez alguma manutenção no prédio desde que reintegrou a posse do local, o secretário respondeu: “Para as manutenções a prefeitura sempre demanda de um processo licitatório, a contratação de uma empresa. Então isso demanda um prazo que realmente foge um pouco do controle. E foi uma condição climática que, mesmo com as calhas limpas, poderia ter entrado água. Então, a gente vai fazer uma vistoria no local para ver se de repente uma telha foi removida com o vento ou se foi só a calha. Mas, isso são etapas que a gente precisa fazer respeitando os prazos legais, e isso, muitas vezes, é mais lento do que a gente tenha vontade que aconteça”.  

Quanto a prazos, o secretário não mencionou quando devem ser apresentados os projetos de restauro da edificação do antigo Lanifício Sehbe nem de ocupação do local.  

Ouça AQUI.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais