Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Zona norte de Caxias do Sul vai debater sobre o transporte coletivo na próxima terça-feira

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Assunto principal é o processo de licitação para nova concessão a partir do ano que vem

Foto: Leonardo Portella/Divulgação

A União de Associações de Bairro (UAB) realiza, na próxima terça-feira (08/10), uma reunião com moradores da Zona Norte de Caxias do Sul sobre a situação do transporte coletivo urbano municipal.  Educação, saúde e segurança são as outras pautas que serão debatidas. Esse é o último encontro de nove que foram iniciados em agosto nas localidades do município.

O presidente da entidade, Valdir Walter, afirma que o encontro vai servir para ouvir os líderes das associações de bairro da região sobre a possibilidade de nova licitação para concessão do transporte público a partir de 2020. A intenção é entender o que a Prefeitura caxiense pretende com essa cedência para que, no futuro, a entidade se posicione a respeito do tema. “A gente quer ver o que será feito para 2020 [sobre a licitação], qual a opinião dos presidentes para essa concessão do ano que vem e o que acham de uma ou duas empresas [para concessão]. A opinião de cada um é importante para a gente ter um termômetro, pois, provavelmente, a Prefeitura vai entrar com uma reunião pública e é essencial que já tenhamos um posicionamento.”, revela.

Mesmo com esse tema central, Walter comenta que a entidade vai abordar algumas reclamações dos moradores, como o atraso das linhas dos ônibus e a falta de estações de transbordo para a comunidade. “São atrasos de ônibus e muitas linhas em defasagem. O que contribui para esses atrasos é a falta de estações de transbordo, é isso que falta em Caxias do Sul.”, avalia.

Além das associações, a concessionária Visate e a Prefeitura de Caxias do Sul foram convidadas para a reunião. O presidente da UAB afirma que o Executivo não compareceu a nenhum dos encontros com as entidades. Segundo ele, falta uma aceitação da administração em dialogar com a comunidade, afirmando que perdem uma grande ferramenta, que é escutar as solicitações da população. “Sabíamos que a Prefeitura não iria participar, pois, infelizmente, o gestor não aceita essa conversa com a comunidade e não tem esse diálogo. Sabíamos que só ia a gente e a concessionária nessas reuniões. A Prefeitura tá perdendo uma grande ferramenta: de escutar a população para ver o que acontece na cidade.”,

Após essa última reunião, a entidade pretende documentar as demandas do transporte coletivo e encaminhar uma via ao Município e outra ao Ministério Público para providências.

Contraponto da Prefeitura de Caxias do Sul

Procurado pela reportagem, o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Cristiano Abreu Soares, preferiu não se manifestar quanto ao possível processo de licitação para uma nova concessão do transporte coletivo urbano. E a respeito da falta de comparecimento nas reuniões da UAB, até o fechamento da matéria, o secretário não se pronunciou sobre o assunto.

(Ouça a matéria na aba "Ouvir notícia" abaixo da manchete).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais