Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Polícia Civil divulga imagens dos presos em Garibaldi pela prática do golpe de cartões

por Denise Furlanetto
à direita da foto Fábio e à esquerda Victor
Foto: Divulgação

Duas pessoas, naturais de São Paulo, foram presas e a polícia encaminha a identificação delas para evitar que outras pessoas caiam no golpe dos cartões clonados. Esta prática de crime de estelionato vem ocorrendo no município há dias. A Rádio Garibaldi apresentou, na quarta-feira, o depoimento de uma testemunha que contou como essa quadrilha age.

A fraude inicia quando o grupo criminoso entra em contato com a vítima, geralmente pessoas idosas, e que possuem contas correntes em agências bancárias, informando que o seu cartão foi clonado e que teriam sido feitas despesas no seu cartão. Esse mesmo falsário, após convencer a vítima sobre o fato, orienta a ela fragmentar os cartões, explicando o jeito de fazer o corte e recomendando que fosse colocado em um envelope lacrado juntamente com a senha pessoal do correntista. Outra orientação é de que as vítimas deveriam entregar o envelope lacrado para uma pessoa que seria funcionário do banco e que se identificaria com uma senha e CPF, quando fosse recebida pela vítima, na casa. De posse do cartão, os criminosos imediatamente iniciavam os saques, em valores expressivos, às vezes até o limite da conta. Outro golpe era fazer empréstimos em nome das vítimas; pagamento de contas e também realização de compras.

Duas pessoas foram presas em Garibaldi. Uma no dia 20 de julho, fazendo saques de contas de terceiros e outra no dia 21, no bairro Santa Terezinha, onde o indivíduo fazia o recolhimento do envelope. Os dois tiveram o auto de prisão em flagrante homologado e decretada a prisão preventiva.

Com o segundo preso foi apreendida uma passagem aérea demonstrando que esse golpista saiu de São Paulo em direção a Porto Alegre e a partir daí conduzido por alguém até Garibaldi. A prisão dois não inibiu a quadrilha que continuou atuando no golpe, com o registro de outras ocorrências no município.

Os presos são:

Victor Hugo Miranda Souza, 22 anos, natural de São Paulo e morador do bairro Brasilândia;

Fabio Israel Borges Fonseca, 22 anos, natural de São Paulo, morador do bairro Brasilândia

A divulgação da identidade dos golpistas presos pretende alertar outras possíveis vítimas na região da Serra do mesmo tipo de golpe e que ainda não tenham feito o registro de ocorrência do fato.

Também a Polícia Civil alerta as pessoas desse tipo de golpe, orientando que não sejam passadas informações pessoais e senhas por telefone. Sugere que seja feito o contato, utilizando-se outro aparelho telefônico que não aquele onde foi recebida a ligação com a agência bancária do correntista, ou contato pessoal com o banco.


 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais