Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Empresas de Garibaldi superam crise e fecham 2015 com leve alta

CIC de Garibaldi/ Cassius André Fanti

Dados estão na 17ª edição do Balanço Econômico, apresentados pela CIC, em parceria com a Prefeitura e UCS

Foto: Cassius André Fanti

A Tramontina Garibaldi foi a empresa de maior destaque entre as 124 organizações pesquisadas para a 17ª edição do Balanço Econômico de Garibaldi, apresentado na noite de terça-feira, 25 de outubro. A publicação é uma realização da CIC, em parceria com a Prefeitura e Universidade de Caxias do Sul e apoio da CDL e CEC. A revista apresenta dados referentes a 2015 com a lista das melhores empresas, além dos resultados por receita, patrimônio, lucro operacional, tributos, empregos e investimentos nos setores industriais, comerciais e serviços.

Apesar de 2015 ter sido o ano em que houve o início de uma grande crise no país, o Balanço Econômico demonstra que as empresas de Garibaldi mantiveram-se em padrões positivos. O lucro operacional teve um acréscimo de 5,69%, sendo que o faturamento das companhias pesquisadas alcançou o mesmo patamar do ano anterior, mesmo com uma queda no número de empresas participantes. Já com a previsão de um ano de incertezas, muitas empresas colocaram o pé no freio e investiram menos. No total foram avaliadas empresas de 18 segmentos..

Com o terceiro maior PIB da região, os 2.941 empreendimentos instalados no município encerraram 2015 com 15.667 empregos formais, 1,35% a mais do que em 2014. “A economia de Garibaldi é diversificada. Neste sentido, o momento atual propicia ações de planejamento para o desenvolvimento local, visando preparar a economia e investidores empresariais para uma nova fase de consumo, baseada na produção de bens que apresentem maior sofisticação, inovadoras e com inserção de tecnologia”, diz o contabilista, Eduardo Tomedi Leites.

Para a economista,, Mônica Beatriz Mattia, o desafio não é novo pois, de tempos em tempos, a evolução do capitalismo determina novas posturas. “O fato novo é que, em 2020, as empresas estarão ofertando bens e serviços para jovens que foram educados utilizando tecnologias da informação e redes sociais e já adquiriram produtos através das mídias. Portanto, são jovens com novo comportamento de consumo, de compra e de seleção dos produtos que irão adquirir”, destaca.

Os analistas da publicação afirmam que, neste contexto de crise e de transformação da produção e do consumo há imensas oportunidades, cabendo ao empresário, às suas entidades de classe e aos gestores públicos a criação de um ambiente capaz de criar um círculo virtuoso para a manutenção de um espírito coletivo capaz de se adaptar ao novo.

Para a presidente da CIC, Alexandra Nicolini Brufatto, mesmo convivendo em um ambiente adverso, resultado das conhecidas deficiências de infraestrutura, elevada carga tributária, exorbitante taxa de juros, burocracia e excessiva interferência do Estado, dentre outros fatores que inibem a atividade produtiva, os empreendedores mostram tenacidade e força.

“Os empresários têm a força da resiliência. Esta capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos e resistir à pressão de situações adversas e tomar decisões, mantendo seu discernimento, aumenta seu poder de adaptação à mudanças. Sem dúvida, é em meio a dificuldades que encontramos oportunidades para nos reinventarmos”, reforçou.

Mônica Mattia ainda destaca os números das exportações de Garibaldi tiveram resultados significativos, superando o crescimento médio do Brasil e do Rio Grande do Sul, com um volume 61% maior do que em 2014. Os maiores mercados são Rússia e Cuba, que juntos representam 31,9% do total, sendo que a carne de frango representa quase a metade do volume total, seguido por produtos de cutelaria, alimentos para animais e móveis.

A balança comercial fechou o ano com mais de 6,5 milhões de dólares positivo, um crescimento superior a 500%. O Balanço Econômico é resultado de uma pesquisa resultante de informações fornecidas pelas empresas ou seus escritórios contábeis.

 

AS MELHORES

1 – Tramontina Garibaldi

2 – Madem Indústria e Comércio de Madeiras e Embalagens

3 – Frigorífico Nicolini

4 – Cooperativa Vinícola Garibaldi

5 – Nutrire Indústria de Alimentos

6 – Cooperativa Agrícola Cairú

7 – Aleplast Embalagens Plásticas

8 – Metalúrgica Simonaggio

9 – Prattica Logística Comercial

10 – Bortolini Indústria de Móveis

11 – Metalúrgica Martinazzo

12 – Águia Soluções Tecnológicas em Aço

13 – Rápido Garibaldi

14 – Pabovi

15 –Comercial Agrícola Safra

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais