Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Santa Clara realiza o 19º Encontro de Criadores de Gado com Registro

por Denise Furlanetto

O objetivo é valorizar os criadores

Foto: Divulgação

Produtores associados à Cooperativa Santa Clara participaram do 19º Encontro de Criadores de Gado com Registro, realizado nesta quarta-feira, 11, na Associação dos Funcionários da Santa Clara (Ascla), em Carlos Barbosa. O objetivo da atividade, que é promovida anualmente pela Cooperativa, é valorizar os criadores de gado leiteiro que registram o seu rebanho.

O presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogerio Bruno Sauthier, fez a abertura da programação, que teve início durante a manhã. Em sua fala, agradeceu a participação de todos e ressaltou a importância de buscar a qualificação e trabalhar conjuntamente. “É importante buscar o aperfeiçoamento. O mundo de hoje exige isso. Todo mundo colaborando e se ajudando, conseguimos tudo. Esse é o nosso objetivo com o encontro, proporcionar o crescimento e o conhecimento”, salientou.

Palestras

Em seguida ocorreu a primeira palestra do dia, com o gerente de Bovinos de Leite da Zoetis, Cleocy Fam de Mendonça Júnior, que abordou o tema “Avaliação Genômica e o Impacto no Melhoramento Genético em Fazendas Leiteiras”. Durante sua apresentação, mostrou aos participantes os benefícios observados com a técnica e como a mesma pode auxiliar no aumento da produção leiteira através do controle e seleção genética do rebanho.

Ainda nesta linha, na sequência, o gerente de Negócios da Linha NEO – Embriões, Matheus Oliveira Cunha, ampliou as informações sobre o “Uso de Embriões no Melhoramento Genético”. Ele explicou sobre as etapas de produção dos embriões, as formas de aplicação de acordo com o objetivo desejado para a propriedade e os seus benefícios a curto e longo prazos.

Já na parte da tarde, o especialista de Produto de Leite da CRV Lagoa, Samuel Miguel Hylario, discorreu sobre o tema “Vaca Funcional”. Em sua apresentação, ressaltou os métodos de produção utilizados atualmente nas propriedades leiteiras brasileiras e sobre como ampliar a produtividade dos animais. Destacou também sobre a importância de entender a realidade de cada propriedade para escolher o melhor sistema de produção. Ele defende a observação e valorização das características particulares da vaca e dos manejos básicos para buscar os melhores resultados.

A última palestra foi ministrada pelo médico veterinário e professor de Pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP), Juliano Leonel Gonçalves, que falou sobre qualidade do leite, as novas normativas e seus impactos na propriedade. Durante a explanação, detalhou sobre as Instruções Normativas (INs) 76 e 77, cujo prazo para adequação encerrou em novembro, dando ênfase para higienização correta dos instrumentos de trabalho, incluindo o momento da ordenha, além de como e porque controlar os índices de CBT e CSS. “Um leite ruim, já não tem qualidade por natureza. Mas um leite bom pode deixar de ser bom durante o processo. Se a ideia é conquistarmos padrões internacionais, temos que garantir a qualidade do leite desde a propriedade rural”, enfatizou. 

Ao fim do encontro, a gerente do Departamento de Política Leiteira (DPL), Raquel Soletti, apresentou as mudanças realizadas no setor para melhor atender os associados, as metas para este novo momento de trabalho, além de reforçar as atividades já realizadas pelos técnicos.

Atualmente, a Cooperativa Santa Clara conta com 136 criadores com gado registrado. No total, nos últimos 20 anos, já foram cadastrados mais de 35 mil animais.  

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais