Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Inicia encontro de Gado Leiteiro em Carlos Barbosa

por Denise Furlanetto

Evento chega a 18ª edição

Foto: Divulgação

Iniciou nesta manhã de quarta-feira, dia 12/12, e segue à tarde, o Encontro Santa Clara de Criadores de Gado de Leite com Registro. O responsável pela área de registros da Santa Clara, Claudir Vibrantz, disse que a cooperativa iniciou no ano 2000 a realização de registros nas raças holandesa e Jersey.

Atualmente são 30 mil animais registrados no Brasil através da cooperativa que foi pioneira no Rio Grande do Sul. No encontro desta quarta-feira, estão presentes 120 produtores da região de Carlos Barbosa, Veranópolis, Paraí e Estação.

O registro dos animais traz vários benefícios para os associados, como por exemplo, assegura a identificação oficial (brinco, foto ou tatuagem), sem a necessidade de marcação da vacina da brucelose; disponibiliza dados para o acasalamento programado; aprimora o melhoramento genético da raça, para produção e tipo, fundamentais para a realização de acasalamento, associado a genealogia (origem do animal ou família) do animal; e proporciona a valorização comercial dos animais registrados, além disso, o registro é um documento obrigatório para participar de exposições oficiais da raça e possibilitar a venda para outros Estados sem conta de ICMS.

Palestrou, durante esta manhã, o zootecnista e produtor de leite no Estado do Paraná, Tobias Katsman, natural da Holanda, mas radicado no Brasil. Ele falou sobre a terceirização dos serviços nas produções da fazenda, o que vem funcionando bem no seu Estado. A terceirização entra nos serviços de pico e não nos rotineiros, disse ele.

O presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogério Sauthier, diz que esses encontros têm por objetivo instruir os produtores a sempre melhorar a sua produção.

Programação da tarde:

13h30min: “Criação Eficiente de Terneiras no Mundo e Suas Aplicações no Brasil”, com Bernard Woodcock, CEO/Diretor da Quality Consultants of New Zealand Ltda - América Latina (Nova Zelândia)

14h30min: “O Melhoramento Genético Pós Descoberta da Seleção Genômica”, com Celso Barbiero, geneticista, diretor Técnico da DNA Genética do Brasil

15h30min: Atualização de dados dos registros, com Claudir Vibrantz, analista de Fomento do DPL Santa Clara

16h: Encerramento

Acompanhe a entrevista em escute a notícia
 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais