Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Vacinas da febre aftosa serão doadas apenas para propriedades com até dez animais

Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

Demais criadores deverão adquirir a vacina; distribuição será apenas na própria Inspetoria Veterinária

Foto: Divulgação

Durante o mês de maio todos os bovinos do Estado deverão ser vacinados contra a febre aftosa, que é gravíssima para o rebanho e para a economia do setor primário. Para esta etapa ocorreram algumas mudanças, pois devido ao contingenciamento de gastos do Governo Estadual, não foram compradas vacinas para serem doadas, e as Inspetorias Veterinárias estão trabalhando apenas com os estoque que sobraram das etapas do ano passado. Em função disso, não haverá a distribuição de vacinas nas localidades do interior como era feito em outros anos.

Na região de cobertura da Inspetoria Veterinária de Garibaldi, a doação de vacinas para os produtores que têm direito será feita apenas própria inspetoria e nos postos de atendimento nas prefeituras de Boa Vista do Sul e Coronel Pilar. Terão direito a receber as vacinas gratuitas apenas produtores com declaração de aptidão do Pronaf (DAP) ativa e que possuírem até dez animais. Os criadores que não estão na lista do Pronaf ou que têm mais de dez bovinos devem comprar a vacina nas casas agropecuárias credenciadas e apresentar a nota fiscal na inspetoria até o final do mês de maio.

A vacinação de todos os bovinos é obrigatória e os produtores inadimplentes ficam sujeitos a multas e interdição da propriedade. A inspetoria em Garibaldi fica no segundo andar do prédio da Emater, em frente a Praça da Martini. Em Coronel Pilar e Boa Vista do Sul, os postos da inspetoria ficam junto as prefeituras. O veterinário Jefferson Barcelos Morais, da Inspetoria Veterinária de Garibaldi, lembra que a retirada da vacina pode ser feita até o final de maio, prazo também do encerramento da declaração anual de rebanho.

Confira a fala do secretário Jefferson Barcelos Morais clicando no link Escute a notícia.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais