Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Mais de 200 mulheres tem acompanhamento da Patrulha Maria da Penha em Vacaria

por Leticia Giroto da Cunha
Foto: RD FÁTIMA

Em Vacaria, são registradas diariamente em média 2 a 3 ocorrências de violência doméstica, estas atendidas pela Brigada Militar. Os soldados, Gleison Casassola e Thaís Chinelatto desenvolvem um acompanhamento para aproximadamente 200 mulheres.

A soldado Thaís, explica que esse acompanhamento é realizado principalmente com apoio de forma psicológica. Ela ainda salienta que as medidas protetivas emitidas pelo judiciário, são fiscalizadas de forma intensa e se constatado o descumprimento, até mesmo por mensagem de texto ou ligação, um novo registro é realizado na delegacia.

O soldado Casassola, finaliza ressaltando que muitos casos de violência doméstica, são oriundos de drogas e álcool.

Vale ressaltar que violência doméstica, não é somente física, que é entendida como qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher. A violência pode ser psicológica, onde causa dano emocional e diminuição da autoestima; prejudica e perturba o pleno desenvolvimento da mulher; ou vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões.

Também existe a violência sexual, que trata-se de qualquer conduta que constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força. A violência patrimonial, que é entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades. E também existe a violência moral que é considerada qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais