Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Delegado da Polícia Civil alerta sobre grande incidência de golpes na região

Baixar Áudio por João Pedro Minella
Foto: Divulgação

Nos últimos anos tem crescido muito a quantidade de golpes na região. A situação torna-se ainda mais preocupante com a possibilidade de aplicação através da internet e por meio de ligações telefônicas, já que estes recursos tem se tornado cada vez mais acessíveis.

Os golpistas se apropriam desse fato para se passar por familiares, amigos ou autoridades e solicitar valores à vítima que pode acabar perdendo grandes quantias de dinheiro. O delegado da Polícia Civil, Anderson Silveira de Lima, explica os golpes mais comuns e comenta sobre a dificuldade de recuperar o dinheiro após o depósito.

O “golpe dos nudes” ou a “sextorsão”, basicamente, incluem um criminoso que consegue as fotos íntimas de alguma pessoa por meio de um perfil falso e que exige dinheiro em troca da não divulgação das imagens. Além disso, os golpes também podem incluir um segundo criminoso, que entra em cena como suposto pai ou padrasto da “jovem”, falando que ela é menor de idade e pedindo dinheiro para não levar o caso à polícia.

Já no golpe do WhatsApp clonado, os golpistas simulam o contato de lojas ou de sites de anúncios e tentam roubar a conta do mensageiro solicitando um "código de verificação" do WhatsApp, que é enviado via SMS para o usuário. Com esses dígitos em mãos, os criminosos ativam a conta em outro telefone e mandam mensagens para familiares e amigos da vítima, solicitando dinheiro ou resgate do WhatsApp roubado. Para proteger o mensageiro, a principal solução é ativar a autenticação de dois fatores no app. Além disso, é possível clonar o número através de link enviados nas conversar.

O delegado afirma, ainda, que estes golpes são evitáveis. Por isso a comunidade precisa ter um cuidado especial ao receber mensagens do tipo, afinal são inúmeros os métodos utilizados pelos golpistas para extorquir dinheiro da população.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais