Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Comandante do 10º BPM diz que é inadmissível policiais serem agredidos durante abordagens

Baixar Áudio por Leticia Giroto da Cunha
Major Rodrigo Schwaab da Silva
Foto: RD FÁTIMA

O fim de semana com sol e temperatura alta, fez com que muitos jovens não respeitassem as regras do distanciamento social. Muitas aglomerações, pessoas sem máscaras, bebidas alcoólicas e som alto nas ruas de Vacaria foram registrados durante o fim de semana. E afim de manter as regras do distanciamento social, foi necessário intervenção da Brigada Militar onde algumas pessoas não quiseram acatar as orientações e tentaram agredir os policiais,conforme explica o Comandante Major Rodrigo Schwaab da Silva, atitudes como essa são inadmissíveis.

Durante entrevista ao programa Temática desta segunda-feira 20/07, o comandante do 10º BPM de Vacaria,também falou do balanço operacional divulgado pela Brigada Militar referente ao primeiro semestre do ano de 2020. Onde foi observado que os crimes de roubos de veículos reduziram em 50% (de 04 para 02). Porem, houve um aumento nos furtos de veículos na ordem de 87% (de 23 para 43).

Em referência aos indicadores criminais, foi possível notar que em três (de um total de nove) grupos criminais analisados houve aumento no número de crimes. O crime de homicídio doloso (quando há intenção de matar) não houve aumento, mantendo-se o mesmo número que no ano anterior (04). Da mesma forma os roubos a estabelecimentos comerciais se mantiveram estáveis no atual período (7). Também houve redução nos furtos abigeatos na ordem de 8% (de 13 para 12). No indicador de roubo a pedestre houve um aumento na ordem de 11% (de 58 para 72).

A análise criminal evidencia que, apesar de alguns grupos terem apresentado aumento, as ações implementadas estão surtindo efeito e mantendo nos dois últimos meses uma tendência de redução, o que, estipula-se, repercuta em um melhor cenário no próximo semestre. Vale também se considerar que, sendo vacaria uma cidade de quase 70.000 pessoas, com um público flutuante pela posição de polo regional e recebedora de grande número de trabalhadores safristas (cerca de 12.000) o município vem mantendo indicadores relativamente baixos em comparação a municípios de porte e realidades similares.

No mesmo estudo operacional são analisados os números decorrentes da produtividade policial em nosso município. o número de detenções de indivíduos com posse de entorpecentes aumentou em 80% (de 53 para 95). O total de apreensões de armas de fogo em situação ilegal aumentou em 37% (de 19 para 26) e de armas brancas em contexto de violência aumentou 71% (de 14 para 24). O indicador de prisões efetuadas pela brigada militar em nosso município aumentou em 18% com relação ao mesmo período em 2018 (de 609 para 721).

O 10º BPM de Vacaria é responsável pelo policiamento ostensivo dos Campos de Cima da Serra e engloba uma área de 24 Municípios: Vacaria, Campestre da Serra, Ipê, Bom Jesus, Monte Alegre dos Campos, São José dos Ausentes, Muitos Capões, Esmeralda, Pinhal da Serra, Lagoa Vermelha, Capão Bonito do sul, Caseiros, Ibiraiaras, Sananduva, Tupanci do Sul, Santo Expedido do Sul, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Barracão, Paim Filho, São José do Ouro, São João da Urtiga e Cacique Doble.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais