Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Patrulha Maria da Penha e projeto da Cáritas acolhem mulheres vítimas da violência doméstica

Baixar Áudio por Leticia Giroto da Cunha

Ações visam reduzir os índices de violência doméstica no município

Os representantes da Patrulha Maria da Penha e projeto da Cáritas participaram do programa Temática
Foto: RD Fátima

Se por um lado as estatísticas referentes a violência doméstica em Vacaria ainda não são preocupantes, por outro, há ações no sentido de combate a essa situação e também a prevenção.

Os últimos dados da Polícia Civil revelam quem em nove meses deste ano foram quase 900 ocorrências registradas de violência contra a mulher. No mês passado foram deferidas 47 medidas protetivas. Cabe a Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar fiscalizar o cumprimento dessas medidas. Dois policiais militares diariamente visitam as mulheres que solicitaram proteção.

O soldado Gleison Casassola e a soldado Letiele Ineu visitam as mulheres e verificam como está a situação. Depois é produzido um relatório que é enviado ao Poder Judiciário. O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a implantar a Patrulha. Em Vacaria o serviço funciona desde 2014 e de lá pra cá vem auxiliando na redução dos números de violência. A soldado Ineu destaca que as mulheres são vítimas de pelo menos cinco tipos de violência: física, sexual, psicológica, patrimonial e econômica, moral. A patrulha orienta que a mulher quebre o ciclo de violência.

A Cáritas Diocesana desenvolve oficinas de apoio as mulheres que são vítimas de violência ou que estão em situação de vulnerabilidade social. Atualmente o projeto que é denominado de Pastoral do Pão tem grupos formados nos bairros Municipal, Barcellos, Km 05 e no Mercado Público que atua há 18 anos. A agente cáritas irmã Edna dos Santos destaca que são realizadas diversas atividades.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais