Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Operação Golfinho registra nove salvamentos em Serafina Corrêa

por Ivan Sgarabotto

Durante os trabalhos dos bombeiros/salva-vidas no Balneário do Camping do Carreiro, nenhum óbito ocorreu nas águas internas

Bote inflável com motor de popa é um dos equipamentos disponíveis para o salvamento de banhistas do Rio Carreiro
Foto: Divulgação

A 45ª edição da Operação Golfinho, realizada pela Brigada Militar e Corpo de Bombeiros nas águas do Litoral (Norte e Sul) e nos Balneários do Rio Grande do Sul, encerrou no dia 28 de fevereiro com um acréscimo de 28,15% no número de salvamentos. Foram, segundo a base de comando, 1.689 salvamentos, sendo 1.441 no litoral norte, 160 no litoral sul e 88 em águas internas. 11 pessoas perderam a vida e um encontro de cadáver foi registrado. Na região, o Balneário do Camping do Carreiro de Serafina Corrêa, era o único local de veraneio considerado seguro, pois contou, durante o período de 19 de dezembro até o dia 1º de março, com a presença de policiais militares e bombeiros/salva-vidas.

No período, segundo relatório apresentado pelo comandante do Corpo de Bombeiros de Guaporé, Tenente Vladimir Lopes Alves, houve o salvamento de nove pessoas das águas do Rio Carreiro. A maioria dos resgates, seis no total, aconteceram na parte da tarde no horário compreendido entre às 2h30min até às 7 horas. Um foi registrado pela manhã e os outros dois ao meio-dia. A conclusão, se comparado os dados com a temporada 2013/2014 da Operação Golfinho, foi um aumento de 900% nos salvamentos. Nenhum veranista perdeu a vida no Balneário do Camping do Carreiro.

A segurança para os banhistas no local foi garantida com a presença constante dos soldados Laudinei (substituído em 29 de dezembro), Flávio, Jonas (desligado em 10 de fevereiro) e Teixeira. Equipamentos como barco inflável com motor de popa 15HP-04 tempos, remos reguláveis, colar cervical (infantil e adulto), nadadeiras, coletes salva-vidas, boias, cabos de nylon, entre outros, estiveram disponíveis aos servidores para os casos de emergência.

Segundo o Tenente Alves, atividades de prevenção no local, com a distribuição de folders com dicas aos veranistas, divulgação de orientações nos meios de comunicação, uma melhor sinalização e demarcação de áreas para banho e a parceria com o Poder Público Municipal de Serafina Corrêa foram fundamentais para que não houvesse óbitos no Balneário do Camping do Carreiro em decorrência de veranistas que se aventurassem nas águas.

“A atividade de salva-vidas na Operação Golfinho desenvolvida no camping do Rio Carreiro em Serafina Corrêa atingiu o objetivo principal que era evitar óbitos. Foram fatores que contribuíram para o aumento no número de salvamentos o alto nível do rio, causando uma correnteza forte com redemoinhos durante o veraneio. Encerramos mais uma Operação Golfinho com o dever cumprido e com a satisfação de ter prestado um bom atendimento aos veranistas”, disse Alves.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais