Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Operação investiga desvios de recursos da Embrapa Uva e Vinho

por Rafael Vargas

Prejuízos ultrapassam R$ 700 mil

Polícia Federal investiga irregularidades na Embrapa Uva e Vinho
Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram na manhã desta quarta-feira a Operação Liber Pater, que investiga desvios de recursos públicos com prejuízo à EMBRAPA Uva e Vinho, de Bento Gonçalves/RS.

Cerca de 40 policiais federais e 6 servidores da CGU cumprem 9 mandados de busca e apreensão e 3 de condução coercitiva nas cidades de Bento Gonçalves, Farroupilha, Esteio e Vacaria.

A investigação apurou indícios de fraude em licitações para compra de matéria-prima e sobrepreço na aquisição de uvas, com indicativo de que alguns fornecedores sejam vinculados a dois servidores da EMBRAPA Uva e Vinho de Bento Gonçalves. Cinco obras de engenharia executadas também são apontadas pela CGU como superfaturadas, com prejuízos que ultrapassam R$ 700 mil.

Além da apuração no âmbito criminal, o Ministério Público Federal de Bento Gonçalves conduz inquérito civil para a apuração de eventual cometimento de atos de improbidade administrativa por parte dos empregados públicos envolvidos. Os crimes investigados são fraude à licitação, formação de quadrilha, peculato e falsidade ideológica.

Liber Pater é o deus romano da viticultura, cultuado antes mesmo do deus Baco, ligado ao vinho.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais