Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Viagem Segura de Finados terá reforço de fiscalização por quatro dias

por Marcus Vinicius Prates de Souza

Reunião preparatória para a Operação, na tarde desta terça-feira, 30/10, envolveu órgãos de fiscalização

Fiscalização dos órgãos de segurança será intenso
Foto: ocorreio.com.br

Polícia Rodoviária Federal, DetranRS, Polícia Civil, Brigada Militar e Comando Rodoviário da BM estarão mobilizados para que o feriado de Finados seja tranquilo no trânsito. A 95ª edição da Viagem Segura se estenderá por quatro dias, da zero hora da quinta-feira (01) até a meia-noite de domingo, dia 04. Os detalhes da operação foram alinhados em reunião preparatória ocorrida na tarde de terça (30), no DetranRS. Na noite de quinta (01) acontece Megablitz na Capital.

A análise dos acidentes fatais ocorridos nos feriados de Finados entre 2007 e 2017 aponta que a média de mortes foi de 5,89 por dia, menor, portanto, do que a média geral dos finais de semana, que é de 7,25 mortes por dia, mas acima da média dos dias de semana, que é de 4,31 por dia no mesmo período. Isso representa que aproximadamente a cada quatro horas (04h e 04 min) deste feriadão, uma pessoa perde a vida no trânsito do RS.

No ano passado, o dia dois de novembro caiu numa quinta-feira, fazendo com que para muitos se transformasse em um feriad­­­ão. A operação durou cinco dias, com média de 3,2 óbitos/dia, e destacou-se por ter sido, juntamente com o feriado de Tiradentes, com média de 3,25 óbitos/dia, a menor média do mesmo ano. Em 2016, com o feriado caindo no meio da semana, uma quarta-feira, a operação durou apenas 24 horas, quando três pessoas morreram. Já em2015, a operação se estendeu por quatro dias, período em que foram registradas 16 mortes em decorrência de acidentes de trânsito.

Analisando globalmente os feriados de Finados do período de2007 a2017, percebe-se que, dos 218 óbitos registrados, 112 ocorreram nos dias intermediários (descontados o de saída para o feriadão e o de retorno) e nos turnos da noite e da madrugada, quando ocorreram 128 dos 218 óbitos. O DetranRS recomenda, assim, cuidado redobrado nesses dias e horários.

Com foco na redução desses números de acidentalidade, como já é tradicional na Capital, haverá Megablitz na saída para o feriadão. A ação soma os esforços da Polícia Civil e dos agentes da Balada Segura à Operação.

Desde o feriado da Proclamação da República de 2011, quando teve início a Operação Viagem Segura, foram realizadas 94 operações, com mais de 5,3 milhões de veículos fiscalizados e 212,7 mil testes de etilômetro realizados. Foram registradas 968,4 mil infrações, sendo mais de 19 mil autuações por embriaguez, incluindo as recusas ao teste do bafômetro. A fiscalização também recolheu 90,2 mil veículos e mais de 24,7 mil carteiras de habilitação.

FONTE: Daer/RS

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais