Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Reintegração de posse de fazenda em Tapes é conduzida de forma pacífica pela Brigada Militar

por Ivan Sgarabotto

Saída dos ocupantes ocorreu após negociação entre autoridades e integrantes do MST

Foto: Divulgação/BM

A Brigada Militar (BM) cumpriu, nesta quarta-feira, 29, de forma pacífica, a reintegração de posse da fazenda Guerra, ocupada por cerca de 2 mil integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) no dia 16 de abril. Localizada no interior do município de Tapes, a propriedade possui mais de 7 mil hectares e abriga culturas de eucalipto e pinos.

A ação foi coordenada pelo subcomandante da corporação, coronel Paulo Moacyr Stocker. Após a negociação entre as autoridades e os integrantes do MST, ocorreu a saída dos ocupantes. "Agimos em conjunto com Poder Judiciário, Conselho Tutelar, SAMU, prefeitura de Tapes e representantes da empresa responsável pela propriedade. Às 7h, foi feito o contato com as lideranças do movimento, que de imediato deram início à desocupação", detalhou.

Em torno de 800 pessoas ainda permaneciam na fazenda. Os manifestantes foram identificados individualmente e seus pertences, alojados em caminhões e ônibus, que também serviram como transporte para mulheres e crianças. Os demais integrantes seguiram em marcha até o assentamento Lagoa do Junco, também localizado no município de Tapes. A chegada do grupo ocorreu por volta das 15h.

O efetivo mobilizado foi de 460 policiais militares, pertencentes ao Comando Regional de Policiamento Ostensivo Sul (CRPO Sul), 1º Batalhão de Operações Especiais (BOE), 4º Regimento de Polícia Montada (RPMon), Batalhão de Aviação (BAV), Comando Ambiental (CABM), Corpo de Bombeiros (CRBM), Departamento de Logística e Patrimônio (DLP), Departamento de Informática (DI) e Departamento de Saúde (DS) da BM. Os policiais tinham à disposição três caminhões de bombeiros, duas ambulâncias, 60 cavalos, um helicóptero e ainda caminhões, tratores, retroescavadeiras e ônibus oferecidos pela empresa responsável pela propriedade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais